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http://hdl.handle.net/10071/21383
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Title: Governação eletrónica na modalidade G2G: Modernização administrativa nas administrações públicas de Angola
Authors: Mandinge, Alberta Afonso Mbuka
Orientador: O´Neill, Henrique
Silva, J.M Vilas-Boas da
Keywords: Administração pública -- Public administration
Modernização administrativa
E-government
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação
Serviço
Administrative modernization
ICT
Service
Issue Date: 30-Jul-2019
Citation: Mandinge, A. A. M. (2019). Governação eletrónica na modalidade G2G: Modernização administrativa nas administrações públicas de Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21383
Abstract: Numa sociedade moderna de informação global, as Administrações Públicas terão de contar com a transformação organizacional introduzindo novos conceitos, processos, tecnologias e recursos, permitindo a criação de valores, redução de custos e promovendo uma sociedade mais democrática e transparente. Neste contexto, surge a Modernização Administrativa, a qual vem impulsionar países a ganharem uma vantagem competitiva, favorecendo a economia e a diversificação de programas estatais através de integração de back offices, permitindo simplificação de processos, partilha de serviços e informação entre as entidades públicas. O objetivo principal desta dissertação é compreender e caracterizar a realidade da Modernização Administrativa presente no território angolano, de modo a entender os fenómenos que causam o seu sucesso ou insucesso. Para tal, foi escolhida o governo eletrónico na modalidade G2G como a temática de investigação, na qual o foi feito recolha de dados a partir da entidade responsável pelo e- GOV em Angola INFOSI (Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação) e por três Ministérios (Justiça, Relações Exteriores e Finanças). A revisão da literatura derivou-se a partir de diferentes vertentes e vários tópicos que são relevantes para o sucesso da Modernização Administrativa, e das causas que frequentemente conduzem ao fracasso dos países em desenvolvimento em particular africanos. Todos os tópicos abordados durante a revisão da literatura foram importantes para conduzir o passo a seguir relacionado com o estudo de caso nas entidades governamentais angolanas. Consequentemente, foram elaborados entrevistas e questionários para analisar quais os problemas existentes nas AP de Angola. Deste modo, foram feitas as recomendações suportadas através de serviços de gestão e de suporte para futuro projetos a fim de promover a transparência assegurando a integração, interoperabilidade, serviços partilhados, capacitação dos RH e inovação dentro dos Ministérios.
In a modern society of global information, public administration will have to rely on the organizational transformation introducing new concepts, processes, technologies, resources, allowing the creation of values, cost reduction and promoting a more democratic and transparent society. Administrative modernization has emerged within this context, which has been driving the countries to gain a competitive advantage favouring the economy and the diversification of state projects through the integration of back offices allowing the simplification of processes, sharing of services and information among public entities. The main reason for this thesis is to understand and lay out the reality of the administrative modernization present in the angolan territory in order to facilitate the understanding of the phenomenons that causes its success or lack of success. For such, the electronic government was chosen within the category G2G as the topic for investigation. Data was collected from the entity responsible for the e- GOV in Angola INFOSI (National Institute of Foment for Informational Society) and from three Ministries (Public Justice, International Relations and Finance). The literature review was done from different topics which are quite relevant for the success of administrative modernization and the causes that frequently drive the failure of developing countries especially the African ones. Every topic covered throughout the literature review were significant to drive this thesis to the next step related to the study of cases in the angolan governmental entities. Therefore, interviews and questionnaires were elaborated in order to analyse the possible problems that exist in AP from Angola. Thereby recommendations were made that are supported by management and support services for future projects with the aim of promoting transparency ensuring the integration, interoperability, shared services, human resources capacity and innovation within the ministries.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21383
Thesis identifier: 202570177
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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