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http://hdl.handle.net/10071/21369
Autoria: | Paixão, João António Pereira |
Orientação: | Dias, José Gonçalves Nikolaeva, Ralitza |
Data: | 17-Dez-2020 |
Título próprio: | Experiential marketing: bridging the gap between value creation to customers and value capture by firms |
Referência bibliográfica: | Paixão, J. A. P. (2020). Experiential marketing: bridging the gap between value creation to customers and value capture by firms [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21369 |
Palavras-chave: | Shopper experience Experiential marketing Value capture Social media asset Experiência de compra Marketing experiencial Criação de valor -- Value creation Captura de valor Ativo de redes sociais |
Resumo: | An already voluminous literature addressing the value of marketing to the firm has, until now,
fallen short of expectations. In a context in which marketers have increasingly been challenged
to prove their worth, the scholarly attempts to demonstrate the value of marketing to the firm
have stumbled to reach unquestionable results. Part of the problem may lie in the lengthy and
twisted chain of effects from marketing actions to marketing performance outcomes. Between
inputs and outputs lie numerous uncontrollable and often confounding external factors, such as
the actions of customers, competitors, and other market agents. The problematic
operationalization of such complex market structures impelled researchers to analyze fractions
of this web of effects rather than attempting to study overarching conceptual models in full.
Prior empirical research has typically considered either the impact of marketing actions in the
marketplace or the consequences to the firm of the behaviors of customers and rivals. There is
still a gap in the literature of an all-encompassing end-to-end demonstration of how specific
marketing inputs can drive specific marketing outputs unequivocally contributing to
organizational performance. This thesis addresses the issue of marketing as a value-capturing
corporate function through its determinant role in managing value-creating exchanges with
customers in the marketplace while hindering competitors from appropriating it. Our research
suggests that experiential marketing may bridge the gap between value creation to the customer
and value capture by the firm. In particular, our findings show that marketing-crafted valuecreating
online shopping experiences may predict value-capturing marketing performance
outcomes with the mediation of superior customer-level marketing performance. Thus, our
results suggest that experiential marketing may offer an opportunity to bridge the gap between
"give and take," value creation and value capture, and demonstrate how relevant the
contribution of marketing to the firm's value rising can be. Uma já volumosa literatura abordando o valor do marketing para a empresa tem até agora ficado aquém das expectativas. As tentativas para demonstrar a valia do marketing para a empresa não têm conseguido alcançar inequívocas demonstrações de como o marketing pode ter uma contribuição relevante para a apropriação de valor pela empresa. Parte do problema reside na longa e sinuosa cadeia de efeitos ligando os estímulos de marketing aos resultados do desempenho. Entre uns e outros existem inúmeros fatores externos, incontroláveis e perturbadores, tais como as ações de outros participantes no mercado. A investigação empírica anterior tem tipicamente estudado ou os efeitos the ações de marketing no mercado, sobretudo nos clientes, mas também nos concorrentes, ou então as consequências para a empresa dos comportamentos dos clientes e rivais. Consequentemente, há uma lacuna na literatura de uma demonstração abrangente de como determinados estímulos de marketing podem conduzir a efeitos específicos precursores do desempenho da organização. Esta tese equaciona o marketing como função de captura de valor para a empresa através do seu papel determinante na gestão de trocas de valor com clientes, em paralelo com o impedimento aos concorrentes de se apropriarem do valor criado. A nossa investigação sugere que o marketing experiencial pode estabelecer a ligação entre criação de valor para o cliente e captura de valor para a empresa. Em particular, os nossos resultados mostram que experiências de compra criadoras de valor para os clientes em ambientes digitais podem conduzir à captura de valor para a empresa através da mediação de desempenho de marketing a nível de cliente. Portanto, os nossos resultados sugerem que o marketing experiencial pode ser uma grande oportunidade para preencher a lacuna entre “dar e receber”, criação e captura de valor, e mostram quão relevante pode ser a contribuição do marketing para o valor da empresa. |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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phd_joao_pereira_paixao.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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