Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21360
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJalali, Marjan Sara Fonseca-
dc.contributor.advisorCollins, Elizabeth Claire-
dc.contributor.authorMachado, Inês Ferreira-
dc.date.accessioned2021-01-19T11:40:29Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.date.submitted2020-09-
dc.identifier.citationMachado, I. F. (2020). Falei-te. Perdi-te: O preconceito moderno e a influência do sotaque no meio organizacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21360pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21360-
dc.description.abstractO sotaque é uma das coisas que mais nos identifica; é geralmente reflexo das nossas origens e pode determinar as associações que as pessoas fazem sobre nós. Dado o aumento da diversidade cultural em Portugal, e o concomitante aumento da diversidade de sotaques, compreender o seu efeito no meio organizacional torna-se especialmente importante, na medida em que o sotaque pode ser uma significativa fonte de associações e julgamento de competências. Uma vez que existe uma falta de investigação no domínio das influências sociais sobre a escolha do consumidor, especialmente no continente europeu, o nosso estudo visa investigar se os sotaques podem afetar as perceções e intenções dos consumidores. Desta forma, perguntamos: “Em Portugal, o sotaque de um funcionário pode influenciar a escolha do consumidor?”. Através de um estudo experimental e de um estudo descritivo, conseguimos encontrar um efeito negativo do sotaque não padrão no comportamento dos consumidores e, ainda, descobrir que os resultados são bastante mais significativos quando medidos de forma indireta e inconsciente, mostrando uma dissociação entre as atitudes implícitas e atitudes explicitas do consumidor. A presente dissertação vem ajudar na compreensão deste conflito cognitivo, intitulado de preconceito moderno, onde o preconceito explicito é suprimido e substituído por uma forma implícita e disfarçada de julgamento. Assim, os nossos resultados ajudam a confirmar que o preconceito de sotaque existe em Portugal, pode assumir várias formas, é um fator de desigualdade quer social quer laboral e tem impactos económicos.por
dc.description.abstractOur accent is one of the things that most identifies us; it is usually a reflection of our origins and can determine the associations that people make about us. Given the increasing cultural diversity in Portugal, and the concomitant increase in the diversity of accents, understanding their effect on the organizational environment becomes especially important, as accent can be a significant source of associations and judgments of skills. Since there is a lack of research in the field of social influences on consumer choice, especially in Europe, our study aims to investigate whether accents can affect consumer perceptions and intentions. Thus, we ask: "In Portugal, can an employee's accent influence consumer choice? Through an experimental study and a descriptive study, we were able to find a negative effect of a non-standard accent on consumer behavior and also to discover that the results are much more significant when measured indirectly and unconsciously, showing a dissociation between the implicit attitudes and explicit attitudes of the consumer. This dissertation helps in the understanding of this cognitive conflict, entitled modern prejudice, where the explicit prejudice is suppressed and replaced by an implicit and disguised form of judgment. Thus, our results help to confirm that accent prejudice exists in Portugal, can take various forms, is a factor of both social and labour inequality and has economic impacts.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSotaquepor
dc.subjectPreconceito modernopor
dc.subjectAtitudes implícitaspor
dc.subjectEscolha do consumidorpor
dc.subjectAccentpor
dc.subjectModern prejudicepor
dc.subjectImplicit attitudespor
dc.subjectConsumer choicepor
dc.titleFalei-te. Perdi-te: O preconceito moderno e a influência do sotaque no meio organizacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202570380por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2023-11-04-
dc.subject.jelA13-
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jelO15-
dc.subject.jel1A General economics and teaching-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_ferreira_machado.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.