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dc.contributor.advisorMeireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de-
dc.contributor.advisorRamalho, Joaquim-
dc.contributor.authorMendes, Jorge Emanuel Ferreira-
dc.date.accessioned2021-01-19T11:30:07Z-
dc.date.available2021-01-19T11:30:07Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.date.submitted2020-06-
dc.identifier.citationMendes, J. E. F. (2020). Influência de instrumentos informativos nas decisões comportamentais dos consumidores domésticos de energia elétrica em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21359pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21359-
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos, diversos investigadores na área da economia comportamental têm procurado estudar o comportamento do consumidor de energia elétrica. Apesar de ser considerada como uma área pouco atrativa dentro do âmbito económico, devido à sua complexidade de mensuração e subjetividade, existe um conjunto de fatores, cujas causalidades têm vindo a ser exploradas e testadas nas suas diversas vertentes, de forma a legitimar determinantes capazes de impactar e influenciar este mesmo comportamento. Partindo desta premissa, o presente estudo apresenta evidências empíricas sobre o impacto que o acesso a um instrumento informativo a propósito do tema da energia elétrica focalizado no conhecimento sobre o mercado e comportamentos convergentes com uma poupança financeira associada, imprime no comportamento do consumidor. Neste contexto foi levada a efeito uma atividade experimental de campo enquadrada com 70 agregados habitacionais voluntários inseridos no mercado doméstico de energia elétrica em Portugal. Na aplicação do instrumento informativo, foram monitorizados os indicadores quantitativos de consumo presentes na fatura elétrica destes agregados habitacionais ao longo de maio, junho e julho de 2019 por via da análise de faturação energética e monetária, em comparação com os respetivos indicadores do período homólogo do ano anterior. Os dados foram analisados através do método Differences-in-Differences e revelaram uma influência pouco expressiva do instrumento informativo no comportamento da amostra. Todavia, houve uma tendência mais significativa na diminuição da faturação monetária em relação à faturação energética, o que pode ser representativo de uma maior sensibilidade por parte do consumidor para ações comportamentais dirigidas para a otimização económica de soluções de prestação de serviço de energia elétrica, do que propriamente para uma mudança em termos de práticas ao nível do consumo energético.por
dc.description.abstractOver the last years, several researchers in the field of behaviour economics have sought to study the electricity consumer’s behaviour. Despite being considered an unattractive area within the economic scope, due to its complexity of measurement and subjectivity, there is a set of factors and variables, which causes are being explored and tested in several slopes, in order to legitimate determinants able to impact and influence their behaviour. Based on this premise, this study presents several empirical evidence on the impact on the consumer behaviour of having access to an informative tool on the electric energy subject with a focus to knowledge about the market and the convergent actions with economic saving. In this context, a framed field experimental activity was carried out with 70 voluntary housing units inserted in the domestic electricity market in Portugal. When applying the information tool, the quantitative consumption indicators present in the household’s electric bill throughout May, June and July 2019 were monitored through the energy and monetary billing, in comparison with the same billing indicators remain to the same period of the previous year. The data was analysed using the Differences-in-Differences model and revealed a small influence of the information tool on the sample behaviour. However, there was a more significant trend in the decrease of monetary billing in relation to energy billing, what can be representative of a bigger sensitivity in the consumer to behavioural actions aimed at an economic optimization of electric energy service solutions, rather than for a change in energy consumption.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEconomia comportamentalpor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectConsumidor de energia elétricapor
dc.subjectInfluência da informaçãopor
dc.subjectBehavioural economicspor
dc.subjectElectricity consumerpor
dc.subjectInformation influencepor
dc.titleInfluência de instrumentos informativos nas decisões comportamentais dos consumidores domésticos de energia elétrica em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202570371por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
dc.subject.jelC33-
dc.subject.jelD12-
dc.subject.jelD14-
dc.subject.jelD83-
dc.subject.jelQ40-
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methods-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
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