Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21319
Autoria: Shang Jun
Orientação: Santos, Maria Conceição
Lu Ruoyu
Data: 13-Nov-2019
Título próprio: Involvement and determinants of ancient towns as tourist destinations: a case study of Wuzhen, China
Referência bibliográfica: Shang Jun - Involvement and determinants of ancient towns as tourist destinations: a case study of Wuzhen, China [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21319>.
ISBN: 978-989-781-381-8
Palavras-chave: Tourism decision-making involvement
Tourist destination selection
Demographic characteristics
Ancient town tourism
Envolvimento na tomada de decisões em turismo
Seleção de destino turístico
Características demográficas
Turismo em cidades antigas
Resumo: Ancient towns have become one of the favorite destinations for Chinese tourists. In recent years, many local governments in China have been actively developing such tourism projects. However, the economic efficiency of different projects varies significantly. Some ancient towns are crowded with tourists whereas the others are rarely visited. The present study focuses on the influencing factors in the involvement of tourists’ decision-making on ancient town destinations, in order to help local administrative authorities to develop the market in a more efficient manner. The research hypotheses and conceptual model are put forward on the basis of literature review. Then the author designs the survey questionnaire and distributes copies among tourists in Wuzhen Ancient Town, China (simple sampling). After that, statistical analysis, independent-sample T test, one-way analysis of variance, correlation analysis and regression analysis are carried out to test the research hypotheses. Research findings: First, different tourists differ in advertising information factor, tourist attraction factor, destination image factor, social factor, cost factor and experience factor. Second, regression analysis suggests that the factors affecting the destination decision-making of ancient town tourists include advertising information factor, tourist attraction factor, destination image factor and social factor. Third, advertising information factor has the strongest influence on tourists' decision-making involvement, with the influence coefficient being 0.288. According to the research conclusions, the Researcher puts forward some management suggestions for the local management authorities of ancient towns: First, invest in strong destination advertising and information release; second, develop new tourist attraction factor; third, highlight the social functions of tourism; fourth, correctly position the destination image; fifth, focus on differentiating the marketing strategies of different source areas; sixth, divide the tourist market into segments and develop the tourism market in a targeted way.
As cidades antigas tornaram-se um dos destinos favoritos dos turistas chineses. Nos últimos anos, muitos governos locais na China têm desenvolvido ativamente esses projetos de turismo. No entanto, a eficiência econômica de diferentes projetos varia significativamente. Algumas cidades antigas estão cheias de turistas, enquanto outras são raramente visitadas. O presente estudo enfoca os fatores que influenciam o envolvimento na tomada de decisões dos turistas na escolha de alguma cidade antiga como destino a visitar, a fim de ajudar as autoridades administrativas locais a desenvolver o mercado de maneira mais eficiente. As hipóteses de pesquisa e o modelo conceitual são apresentados com base na revisão da literatura. Em seguida, o autor cria o questionário da pesquisa e distribui cópias entre os turistas na Cidade Antiga de Wuzhen, China (amostragem simples). Depois disso, análise estatística, teste T de amostra independente, análise de variância unidirecional, análise de correlação e análise de regressão são realizados para testar as hipóteses de pesquisa. Resultados da pesquisa: Primeiro, distintos turistas diferem no fator de informação publicitária, fator de atração turística, fator de imagem de destino, fator social, fator de custo e fator de experiência. Segundo, a análise de regressão sugere que os fatores que afetam a tomada de decisão sobre o destino dos turistas de cidades antigas incluem o fator de informação publicitária, o fator de atração turística, o fator de imagem de destino e o fator social. Terceiro, o fator de informação de publicidade tem a influência mais forte no envolvimento da tomada de decisões dos turistas, com um coeficiente de influência de 0,288. De acordo com as conclusões da pesquisa, o autor apresenta algumas sugestões de gerenciamento para as autoridades administrativas locais das cidades antigas: Primeiro, investir em fortes anúncios de destinos e divulgação de informações; segundo, desenvolver novas atrações turísticas; terceiro, destacar as funções sociais do turismo; quarto, posicionar corretamente a imagem de destino; quinto, focar na diferenciação das estratégias de marketing para diferentes lugares emissores de turismo; sexto, dividir o mercado turístico em segmentos e desenvolvê-lo de forma direcionada.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_shang_jun.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.