Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21309
Autoria: Martins, Beatriz Rocha
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 3-Dez-2020
Título próprio: Liderança funcional em equipas da geração Millennial
Referência bibliográfica: Martins, B. R. (2020). Liderança funcional em equipas da geração Millennial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21309
Palavras-chave: Liderança
Liderança funcional
Millennials
Eficácia
LMX
Motivação
Leadership
Functional leadership
Efficiency
Motivation
Resumo: A liderança é uma função que está implícita na atividade de qualquer pessoa que gere equipas em qualquer área de negócio e atividade. Com o presente trabalho procurou-se contribuir para o estudo da liderança, mais precisamente, na validação do modelo de liderança funcional proposto em equipas com elementos da geração Millennial. Os dados do estudo foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas, às quais responderam 21 participantes, gestores de equipas de diferentes áreas de negócio, com equipas da Geração Millennial. Esta entrevista focou-se nas perceções de liderança dentro da equipa, assumindo a mesma como um todo e não nas ações do líder. Posto isto, este trabalho teve como principal ambição responder a quatro questões fundamentais: Será que as funções do líder da equipa são transversais aos diversos tipos de elementos da equipa; Quais são as funções mais importantes para a Geração Millennials; Há a necessidade de redefinir missão e objetivos; Como se pode adaptar/melhorar o modelo para equipas mistas. As perspetivas dos participantes tendem a estar mais próximas das “boas práticas” defendidas na literatura, atendendo a que os participantes responderam com base na sua experiência e na aplicação do modelo forma inata (sem conhecimento do mesmo). As funções do modelo de liderança funcional proposto estão positivamente relacionadas com a eficácia das equipas da Geração Millennial, dá-se mais importância à comunicação, à criatividade e a competências comportamentais e relacionais. Apesar de algumas adaptações, é possível usar modelo em equipas da geração Millennial e em equipas mistas. Considerou-se também a importância da atualização do modelo nas suas diferentes fases da ação-transição. Foi avaliada a forma em como os elementos da Geração Millennial aprendem com a experiência, explorando as principais diferenças para outras gerações. Apresenta-se uma discussão dos resultados e sugerem-se algumas pistas para futuros estudos.
Leadership is a function that is implicit in the activity of anyone who manages teams in any area of business and activity. The present work sought to contribute to the study of leadership, more precisely, in the validation of the functional leadership model proposed in teams with elements of the Millennial generation. The study data were collected through semi-structured interviews, to which 21 participants responded, team managers from different business areas, with teams from the Millennial Generation. This interview focused on the perceptions of leadership within the team, assuming the same as a whole and not on the actions of the leader. That said, this work had as main ambition to answer four fundamental questions: Is the team leader’s functions transversal to the different types of team members; What are the most important functions for the Millennials Generation; There is a need to redefine mission and objectives; How to adapt / improve the model for mixed teams. The participants' perspectives tend to be closer to the “good practices” advocated in the literature, given that the participants responded based on their experience and the application of the model in an innate way (without knowledge of it). The functions of the proposed functional leadership model are positively related to the effectiveness of the Millennial Generation teams, more importance is given to communication, creativity and behavioral and relational skills. Despite some adaptations, it is possible to use models in teams of the Millennial generation and in mixed teams. The importance of updating the model in its different phases of action-transition was also considered. It was evaluated the way in which the elements of the Millennial Generation learn from experience, exploring the main differences for other generations. A discussion of the results is presented and some clues are suggested for future studies.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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