Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21267
Autoria: Reis, Diogo Filipe Cunha
Orientação: Ferreira, Vítor
Data: 23-Out-2020
Título próprio: Inovação no setor alimentar em Portugal: Caso de estudo de PME versus multinacional
Referência bibliográfica: Reis, D. F. C. (2020). Inovação no setor alimentar em Portugal: Caso de estudo de PME versus multinacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21267
Palavras-chave: Inovação
Processo
Estratégias
Competitividade -- Competitiveness
Competências -- Skills
Conhecimento -- Knowledge
Innovation
Process
Strategy
Resumo: O tema da inovação, tendo em conta a literatura existente, é um dos temas mais abordados nos dias de hoje, pelo que, tem existido uma crescente atenção por parte da área de investigação. A inovação é vista como uma componente essencial para o sucesso de uma empresa, uma vez que, dota a mesma de características que lhe possibilita superar desafios concorrenciais. Com a presente dissertação, foi possível verificar quais as estratégias de inovação adotadas por ambas as empresas, bem como, as semelhanças em termos de resultados provenientes dos indicadores financeiros. As questões que se pretende responder com a presente dissertação são as seguintes: Quais as principais estratégias de inovação utilizadas por uma PME? Como é que as PME desenvolvem as suas estratégias de inovação? Existe uma diferença notória entre os processos de inovação de uma PME e de uma empresa Multinacional? As sub-questões a serem respondidas são: como tem evoluído os estudos de inovação no setor das PMEs? Como se têm posicionado as PMEs no contexto da inovação? Constatou-se, de uma forma geral, que as empresas apresentam indicadores financeiros similares, fruto da complexidade e competitividade do setor alimentar. Foi possível também verificar que a empresa PME desenvolveu um maior número de estratégias de inovação, em comparação com a Multinacional, devido à sua filosofia de gestão e à necessidade de acompanhar a evolução do mercado e da concorrência.
The innovation theme, considering the existing literature, is one of the most discussed themes nowadays, reason why, there has been a growing attention on the part of the research area. Innovation is seen as an essential component for the success of a company, since it endows it with characteristics that enable it to overcome competitive challenges. With this dissertation, it was possible to verify the innovation strategies adopted by both companies, as well as the similarities in terms of results from financial indicators. The questions that we intend to answer with the dissertation are the following: What are the main innovation strategies used by an SME? How do SMEs develop their innovation strategies? Is there a noticeable difference between the innovation processes of an SME and a Multinational company? The sub-questions to be answered are: how has innovation studies in the SME sector evolved? How have SMEs positioned themselves in the context of innovation? It was found, in general, that companies have similar financial indicators, due to the complexity and competitiveness of the food sector. It was also possible to verify that the PME company developed a great number of innovation strategies, compared to the Multinacional company, due to its management philosophy and the need to follow the evolution of the market and the competition.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_cunha_reis.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.