Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21171
Autoria: Raposo, O.
Jiménez Sedano, L.
Lima, R. W.
Data: 2020
Título próprio: Introdução ao dossiê «Juventudes, decolonialidades e estéticas insurgentes»
Número: 37
Paginação: 9 - 16
ISSN: 1517-4549
DOI (Digital Object Identifier): 10.21669/tomo.vi37.14034
Resumo: Os diálogos culturais gerados entre África, Américas e Europa têm sido férteis na difusão de novas narrativas sonoras, corporais e plásticas, globalizadas em ritmo acelerado através das migrações internacionais e de plataformas comunicacionais na era/geração digital (Feixa, 2014). Do funk carioca ao rap crioulo, da arte performativa às linguagens audiovisuais, as intervenções estéticas protagonizadas por jovens de áreas socialmente periféricas – seja nas margens do sistema-mundo capitalista, seja nas margens dos países imperiais – têm conquistado espaço na Internet, televisão e rádio, bem como em exposições de arte e pistas de dança de ambos os lados do Atlântico (Kabir, 2014; Aderaldo e Raposo, 2016; Marcon et al., 2018). Esses processos de globalização têm seguido uma lógica contra-hegemônica, constituindo o que Thussu (2007) denomina “contrafluxos” (ver Jiménez, 2019 para o caso da kizomba). Muitas dessas intervenções estéticas, por outro lado, têm a capacidade de inserir pautas incômodas ao poder público, dando visibilidade a uma política de representação que busca cidadania social e cultural entre aqueles que ocupam posições marginais e periféricas na atual ordem neoliberal (Raposo, 2016).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-OP - Outras publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dossie Juventudes, decolonialidades e est ticas insurgentes.pdfVersão Editora220,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.