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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorCândido, Margarida Isabel Marcelino-
dc.date.accessioned2010-09-17T12:18:42Z-
dc.date.available2010-09-17T12:18:42Z-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.date.submitted2009pt
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Margarida Isabel Marcelino - Percepções de cultura de regras e objectivos: Correlatos com a orientação para o serviço público e comportamentos negativos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2110>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2110-
dc.description.abstractAo longo deste trabalho exploramos os correlatos da introdução de uma Cultura de Objectivos - cujo corolário reside na implementação do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) – num meio institucional tipicamente dominado por uma Cultura de Regras, enraizada no âmago da Administração Pública Portuguesa. Para o efeito inquirimos 189 colaboradores de uma autarquia que responderam a um inquérito que solicitava informação relativa à Cultura organizacional percebida (Focus, Van Muijen et al, 1999), à orientação para o serviço público (Coursey & Pandey, 2007), à orientação para objectivos de desempenho e aprendizagem (Lin & Chang, 2005, a comportamentos desviantes (Vardi, 2001) e a tácticas de influência ascendente (Schriescheim & Hinkin, 1990). A análise do modelo por intermédio de equações estruturais evidenciou bons níveis de ajustamento que evidenciaram o contributo da cultura de objectivos para a promoção de uma orientação para o serviço público e para a prevenção de comportamentos desviantes. Por sua vez, estes estão associados a comportamentos de lisonja. Comparativamente com a cultura de regras, a de objectivos evidenciou maior utilidade organizacional, o que não pode deixar de ser relevante numa estrutura organizacional eminentemente burocrática. Os resultados são discutidos no quadro da reforma institucional da Administração Pública.pt
dc.description.abstractThis study explores the correlates of introducing a goal culture – that in represented by the implementation of the Performance Assessment Integrated System in the Public Administration SIADAP – in a means that is typically dominated by a rules culture, rooted in the core of the Portuguese Public Administration. 189 workers of a local borough were asked to answer a survey concerning perceived organizational culture (Van Muijen et al, 1999), public service motivation (Coursey & Pandey, 2007), goal orientation (Lin & Chang, 2005), negative organizational behaviors (Vardi, 2001), and upward influence tactics (Schriescheim & Hinkin, 1990). Structural equation analysis showed the hypothesized model has good fit which revealed the contribute goal culture offers to the promotion of a public service motivation, and to prevent a perception of negative organizational behaviors. These are associated with flattering behaviors towards the hierarchical superior. Comparatively with rules culture, goals culture showed higher organizational utility, which is relevant within an organizational structure that is mostly a bureaucratic one. Results are discussed within the Framework of the institutional reform of the Public Administration.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectAdministração públicapt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectComportamentos negativospt
dc.subjectCultura organizacionalpt
dc.subjectServiço públicopt
dc.subjectTácticas de poderpt
dc.subjectOrientação para aprendizagempt
dc.subjectDesempenhopt
dc.subjectPublic administrationpt
dc.subjectPerformance evaluationpt
dc.subjectNegative behaviorspt
dc.subjectOrganizational culturept
dc.subjectPublic servicept
dc.subjectLearning and performace orientationpt
dc.titlePercepções de cultura de regras e objectivos: Correlatos com a orientação para o serviço público e comportamentos negativospt
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Comportamento Organizacional-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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