Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/21063
acessibilidade
Title: O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos
Authors: Costa, Ana Salomé Rodrigues da
Orientador: Borges, Vera
Keywords: Trajetória individual de carreira
Biografia -- Biography
Música
Formação musical
Ensino articulado de música
Conservatório
Individual career path
Music
Musical education
Articulated teaching of music
Conservatory
Issue Date: 17-Nov-2020
Citation: Costa, A. S. R. da. (2020). O papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21063
Abstract: Esta dissertação analisa as trajetórias individuais de carreira de um conjunto de dez jovens que frequentaram o ensino articulado de música, no Conservatório de Música e Artes do Dão, no segundo e terceiro ciclos, entre os anos 2007 e 2015. Através das entrevistas, de carácter biográfico, foi possível construir dez "retratos sociológicos", onde se analisaram os percursos dos antigos alunos, os tempos e os momentos da formação profissional, as desilusões e os sucessos, a importância da família, a influência dos professores e da escola do ensino articulado de música como um dos momentos cruciais de socialização destes jovens alunos. Nos seus discursos, os jovens destacam a qualidade de ensino do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), tendo este sido a sua "rampa de lançamento" para o "mundo das artes" da música. Aqueles que seguiram uma profissão artística mencionam a importância das atividades desenvolvidas no Conservatório para o enriquecimento dos seus interesses artísticos, despertando e desenvolvendo a sua criatividade. Por fim, os jovens que deixaram de lado a sua formação artística salientam a importância das ferramentas adquiridas durante a sua formação no ensino articulado de música, não só ao nível artístico, como também ao nível cognitivo e enquanto meio de socialização. Foi possível concluir que, independentemente da área profissional que estes jovens escolheram seguir, o ensino articulado de música teve um impacto positivo na sua trajetória de carreira académica e pessoal.
This thesis analyzes the individual career paths of a group of ten young students who attended the articulated teaching of music at the Conservatório de Música e Artes do Dão (Conservatory of Music and Arts of Dão), between the years 2007 and 2015. Through the interviews, of a biographical nature, it was possible to construct ten "sociological portraits", where the career paths trajectories of the former students were analyzed, the times and moments of professional formation, the disappointments and successes, the importance of the family, the influence of the teachers and the school of the articulated teaching of music, as one of the crucial moments of socialization for these young students. In their speeches, the young students emphasized the quality of teaching at the Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), which was their "beginning of the path" in the "art world" of music. Those who followed the artistic profession mention the importance of the activities developed at the Conservatory to enrich their artistic interests, awakening and developing their creativity. Finally, the young students who left their artistic training aside mention the importance of the tools acquired during their training in the articulated teaching of music, not only at the artistic level, but also at the cognitive and socialization level. It was possible to conclude that regardless of the professional domain they chose to pursue, the articulated teaching of music had a positive impact on their academic and personal trajectory of career.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21063
Thesis identifier: 202556000
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos de Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ana_rodrigues_costa.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.