Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21026
Autoria: Carmo, Nuno Filipe Cavaco do
Orientação: Seabra, Pedro
Data: 24-Nov-2020
Título próprio: “Facts mean nothing": as “fake news” e os ataques de Trump e Bolsonaro aos media durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2018
Referência bibliográfica: CARMO, Nuno Filipe Cavaco do - “Facts mean nothing": as “fake news” e os ataques de Trump e Bolsonaro aos media durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2018 [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21026>.
Palavras-chave: Fake news
Donald Trump
Jair Bolsonaro
Campanha eleitoral -- Election campaign
Media
Resumo: Este estudo tem como tema central as “fake news”. Relativamente a esta temática, são abordadas as questões do surgimento deste fenómeno, a utilização do termo e as definições e características referentes às “fake news”. Após essa abordagem inicial, e com recurso ao trabalho de Egelhofer e Lecheler (2019), este estudo aprofunda aquilo que as autoras designam como “fake news label”, abordando as três áreas cruciais ao estudo desta dimensão do fenómeno das “fake news”. Utilizando essas áreas como referência, esta dissertação aprofunda a aplicação do “label” a meios de comunicação social por parte de atores políticos, assim como a reação desses mesmos meios à aplicação do rótulo. Tendo como objetivo compreender de que forma atores políticos aplicam o “fake news label”, este estudo analisa os ataques de Donald Trump e Jair Bolsonaro a meios de comunicação social específicos, durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2018. Os meios de comunicação atacados considerados para análise são os jornais “The New York Times” e “Folha de São Paulo”, e os canais televisivos “CNN” e “TV Globo”. Depois de analisados os ataques realizados pelos atores políticos mencionados, esta dissertação explora as reações dos meios de comunicação social a esses mesmos ataques, de forma a compreender as estratégias utilizadas para defenderem a sua legitimidade, com base no estudo de Lischka (2019).
This study focuses on fake news as its central issue. Regarding this matter, the questions addressed are the origins of the topic, the use of the term and the definitions and characteristics concerning fake news. After this first approach, and with the support of Egelhofer and Lecheler’s (2019) work, this study magnifies what the authors categorize as the “fake news label”, with reference to the three fundamental areas for the study of this dimension, also developed by the authors. While using these areas as a reference, this work focuses on the application of the “fake news label” on the media by political actors as well as the reaction of news outlets over that same application. The main aim is to understand specifically how political actors apply the “fake news label” through the analysis of Donald Trump’s and Jair Bolsonaro’s attacks to the media during their 2016 and 2018 electoral campaigns. The news outlets considered in this study are “The New York Times”, “Folha de São Paulo”, “CNN” and “TV Globo”. After analysing the attacks to these news outlets, this study explores the reactions of the media to the attacks in order to understand the strategies used to preserve their legitimacy, following the study of Lischka (2019).
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Nuno_Cavaco_Carmo.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.