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http://hdl.handle.net/10071/20991
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Luísa Brandão Tiago de | - |
dc.contributor.author | Rodrigo, Bernardo Azeredo Leone Lino | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T15:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
dc.date.submitted | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigo, B. A. L. L. (2020). João de Freitas Branco no Teatro Nacional de São Carlos: Os últimos tempos de uma “fortaleza inexpugnável” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20991 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/20991 | - |
dc.description.abstract | Pretende-se analisar nesta dissertação, com o necessário enquadramento, a acção desenvolvida por João de Freitas Branco enquanto director do Teatro Nacional de São Carlos. A referida acção começa por decorrer no denominado período da “Primavera Marcelista”, terminando no período pós-ditatorial, alguns escassos meses após o 25 de Abril de 1974. A estrutura do presente trabalho divide-se em três pontos. Começaremos por analisar o contexto em que decorreu a nomeação de João de Freitas Branco, comparando o seu percurso com o de José de Figueiredo, seu antecessor. Debruçar-nosemos, depois, sobre o projecto que apresentou aquando da tomada de posse – um projecto que visava implementar grandes mudanças estruturais no Teatro Nacional de São Carlos – parcialmente executado, como veremos. Na terceira parte será dado destaque à obra realizada, nomeadamente ao trabalho desenvolvido com o público juvenil, tomando de igual modo em conta as realidades vividas noutras instituições ligadas ao espectáculo operático. Concluiremos com uma reflexão acerca do perfil de João de Freitas Branco enquanto intelectual. O trabalho resulta da análise de fontes escritas, orais e iconográficas. Esperamos que possa contribuir para um conhecimento mais aprofundado da história do Teatro Nacional de São Carlos, num período de charneira (1970-1974) de inovadoras mudanças, concretizadas não sem resistências. Servirá esta dissertação, porventura, para relembrar João de Freitas Branco, uma destacada figura da nossa cultura, cujo centenário do nascimento celebraremos em breve, em 2022. | por |
dc.description.abstract | In this dissertation we will analyse, under the appropriate scope, the activity led by João de Freitas Branco while director of the Teatro Nacional de São Carlos (TNSC - São Carlos National Theatre). The aforementioned activity begins by taking place in the socalled period of the “Primavera Marcelista” (Marcelist Spring), ending in the postdictatorial period, a few months after the 25th of April of 1974. The structure of this work is divided into three points. We shall begin by analysing the context in which João de Freitas Branco was appointed, by comparing his career path with that of José de Figueiredo, his predecessor. After, we shall look at the project he presented when he was sworn into the role - a project that aimed to implement big structural changes to the São Carlos National Theatre - partially executed, as we shall find out. In the third part we will highlight the work produced, namely the work developed for the youth audience, whilst considering the reality experienced in other organisations associated with the operatic show. We shall conclude with a reflection about João de Freitas Branco’s profile as an intellectual. The work results from the analysis of written, oral and iconographic sources. We hope it may contribute towards a deeper knowledge of the history of the São Carlos National Theatre, in a key period (1970-1974) of innovative changes, accomplished not without resistance. This dissertation may also serve as a reminder of João de Freitas Branco, a prominent figure in our culture, whose centenary of birth we will soon celebrate, in 2022. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | João de Freitas Branco | por |
dc.subject | Teatro Nacional de São Carlos | por |
dc.subject | Ópera | por |
dc.subject | Estado Novo | por |
dc.subject | Democratização cultural | por |
dc.subject | Público juvenil | por |
dc.subject | São Carlos National Theatre | por |
dc.subject | Opera | por |
dc.subject | Cultural democratisation | por |
dc.subject | Youth audience | por |
dc.title | João de Freitas Branco no Teatro Nacional de São Carlos: Os últimos tempos de uma “fortaleza inexpugnável” | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 202551768 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia | por |
thesis.degree.name | Mestrado em História Moderna e Contemporânea | por |
dc.date.embargo | 2023-11-17 | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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