Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/20988
Author(s): | Lopes, A. I. Mandeiro, S. |
Date: | 2019 |
Title: | Modelos sustentáveis de preços de transferência: um caso pedagógico em contexto profissional |
Number: | 468/469 |
Pages: | 94 - 107 |
ISSN: | 0870-8789 |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é, através da criação de um Caso Pedagógico, explorar a problemática dos preços de transferência num contexto de internacionalização de um Grupo económico. Desta forma, pretende-se demonstrar a profissionais, a executivos, a estudantes, e a demais interessados, as principais problemáticas, possíveis soluções e análises críticas relativos a preços de transferência. Esta área de estudo é multidisciplinar, integrando-se no domínio da Contabilidade financeira (recolha, tratamento e divulgação de dados sobre posição financeira e performance), da Fiscalidade (reconhecimento e reporte de efeitos fiscais) e do Controlo de Gestão (alinhamento, monitorização e avaliação de desempenho). Assim, no ponto 1 apresenta-se o Caso Pedagógico, suportado num contexto empresarial, dirigido a profissionais, executivos ou estudantes, evidenciando toda a problemática. No ponto 2 expõe-se a Nota Pedagógica, onde se identifica o público-alvo e objetivos, a revisão de literatura (onde se apresenta o conhecimento técnico e teórico mínimo que um profissional precisa de obter), as ferramentas de análise do Caso e plano de animação (na eventualidade de se pretender que este Caso seja apresentando numa formação para uma audiência diversa), e, de seguida, a proposta de solução das questões evidenciadas no ponto 1. Por fim, o ponto 3 conclui, salientando as principais ilações a reter deste Caso num contexto empresarial. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Prémio_com identificação.pdf | Versão Aceite | 2,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.