Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20867
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Jorge Samuel Pinto-
dc.contributor.authorTeixeira, Petra Luísa Marques-
dc.date.accessioned2020-11-27T13:13:15Z-
dc.date.available2020-11-27T13:13:15Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.date.submitted2020-07-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Petra Luísa Marques - Comunicação digital estratégica: análise em três traços das 10 figuras mais influentes no linkedin [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20867>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20867-
dc.description.abstractO estudo presente delimitou a estratégia de comunicação das 10 figuras mais influentes no LinkedIn através de três categorias: as publicações, a rede e a apresentação. Procurou-se estudar a frequência de diversos meios e temas e a relação com a audiência durante uma semana. Numa análise temporal mais prolongada (um mês) procurou-se perceber a evolução da rede de seguidores e a dinâmica da comunidade Top Voice enquanto “interesses comuns” nesta rede social online. Além disso, analisou-se a maneira como estas figuras procedem à manutenção das fotos de perfil e da mensagem de apresentação. O propósito desta dissertação foi responder às seguintes questões de partida: Que tipo de conteúdo é mais utilizado pelos Top Voices?; Quais os principais temas abordados pelos Top Voices?; Quais os meios e temáticas que suscitam maior interesse por parte da audiência?; Qual o tipo de rede da comunidade Top Voice?; De que forma evoluem os seguidores dos Top Voices? e ainda; Como varia a imagem e a mensagem de apresentação dos Top Voices no LinkedIn? Constatou-se que a globalidade dos Top Voices aposta numa amálgama de meios e que, numa época específica como a que marcou a elaboração da tese, a pandemia coronavírus foi o assunto mais abordado entre estas figuras. A audiência do LinkedIn comentou prioritariamente meios e temas que facilitem vídeos em direto, interação direta e formação estratégica; sendo que as reações se dividiram com especial relevância em texto, imagem (meios) e dicas profissionais, coronavírus, notícia e autopromoção (temas). Verificou-se ainda que a rede destas figuras evoluiu positivamente durante um mês, ou seja, alcançou mais seguidores, e tal informação foi sobretudo encontrada em TOP Voices do género feminino. Tal resultado foi igualmente encontrado na rede de Top Voices, sendo que as mulheres estão em maioria no que respeita ao seguirem-se mutuamente no LinkedIn – dado encontrado no perfil na área dos “Interesses”. Finalmente, a análise à apresentação não mostrou variação substantiva em qualquer das áreas propostas.por
dc.description.abstractThe present study defined the communication strategy of the 10 most influential characters on LinkedIn through three categories: the publications, the network and the presentation. It was essential to study the frequency of different media and themes, and the relationship with the audience for a week. In a longer term analysis (one month), the goal was to understand the evolution of the follower’s network and the Top Voice community’s dynamics as “common interests” in this online social network. In addition, the way in which these figures maintain the profile photos and the presentation message was analyzed. The purpose of this dissertation was to answer the following starting questions: What type of content is mostly used by Top Voices?; What are the main topics covered by Top Voices?; What are the media and themes arousing the greatest interest in the audience?; What type of network does the Top Voice community have?; How do Top Voices followers evolve? and still; How does the Top Voices image and presentation message vary on LinkedIn? It was shown that the Top Voices as a whole bet on an amalgamation of means and that, at a specific time like the one that marked the elaboration of this thesis, the coronavirus pandemic was the most discussed subject among these users. The LinkedIn audience commented mostly on media and themes related to live streaming videos, direct interaction and strategic training. The reactions were divided with special relevance in text and image, in “media” matters; and professional tips, coronavirus, news and self-promotion where often used in “themes”. It was also shown that the network of these characters evolved positively during a month, which means, they reached more followers, and such information was mainly found in Top Voices of the female gender. This result was also found in the Top Voice’s network, with women being the majority to follow each other on LinkedIn - data found in their profile in the “Interests” area. Finally, the analysis of the presentation showed no substantive variation in any of the proposed areas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectAutoapresentaçãopor
dc.subjectMicro-celebridadepor
dc.subjectEstratégia pessoalpor
dc.subjectSelf-brandpor
dc.subjectMicro-celebritypor
dc.subjectSelf-promotionpor
dc.titleComunicação digital estratégica: análise em três traços das 10 figuras mais influentes no linkedinpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202536793por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Petra_Marques_Teixeira.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.