Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20777
Autoria: Baptista, Manuel das Neves
Orientação: Lopes, Raul Manuel Gonçalves
Data: 15-Out-2020
Título próprio: Impacto do passe único na Área Metropolitana de Lisboa
Referência bibliográfica: Baptista, M. das N. (2020). Impacto do passe único na Área Metropolitana de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20777
Palavras-chave: Transporte público
Integração tarifária
Mobilidade sustentável
Área Metropolitana de Lisboa
H
R
Public transportation
Integrated fares
Sustainable mobility
Metropolitan Area of Lisbon
Economia dos transportes
Política dos transportes
Preços
Alteração climática -- Climate Change
Resumo: As alterações climáticas são hoje uma preocupação central na agenda política, pelo que urgem medidas eficazes que visem a diminuição do uso do transporte privado. Para tal, é necessário promover e investir numa rede de transporte público integrada e de qualidade, capaz de concorrer e suplantar a sua contraparte. Em Portugal, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) constitui-se como o mais importante programa implementado nas últimas décadas, introduzindo mudanças profundas no custo e organização da estrutura tarifária, procurando revitalizar um setor há muito fustigado pelo desinvestimento e a carência de acompanhamento do avanço tecnológico. Recorrendo a dados estatísticos e qualitativos, pretende-se, com este estudo analisar o impacto do PART, na Área Metropolitana de Lisboa. Conclusões preliminares apontam para um crescimento positivo do número de passageiros no transporte público, assim como um impacto social relevante, associado à redução do preço do novo Passe Único. Intervenções na rede de transporte, quer na provisão de mais oferta como na qualidade do serviço, são necessárias. A oferta de uma rede de transportes públicos integrada e de qualidade, protege o já alcançado e consolida o melhoramento do sistema com o olhar direcionado ao futuro. Só assim, no longo prazo, será possível promover uma mudança na sociedade para padrões de mobilidade mais sustentáveis.
Climate change is becoming a more prominent topic in the world stage, thus becoming an important subject matter in countries political agendas. Within a country’s plan of action, minimizing the use of private transportation is deemed vital, hence the need to promote and invest in integrated, high quality public transportation systems, so that it can compete and surpass its counterpart. Portugal developed the Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). It is the most significative reform made in the past decades, to indubitably affect cost and organisation within fare structure, in order to revitalize a sector long suffering from lack of investment and obsolete technology. By resorting to statistical and qualitative data, it will be possible to analyse the impact of PART within the Metropolitan Area of Lisbon. Initial findings express a positive increase in public transport patronage, as well as an accordant social benefit derived from the price rebate offered from the establishment of Passe Único. Further interventions are necessary to adjust the level of supply and to improve the quality of the service. Long term, it will be viable to advocate a shift towards further sustainability patterns of mobility. Achievable by providing a quality public transport network that preserves what has been attained while acting as a foundation wherefrom the system can improve upon with its gaze on the future.
Designação do grau: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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