Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20694
Autoria: La Porta, Louisa Carlotta
Orientação: Passos, Ana Margarida Soares Lopes
Silva, Sílvia Agostinho da
Data: 23-Jul-2020
Título próprio: Why some teams work better than others: An investigation of voice, TMS and leadership on team performance
Referência bibliográfica: La Porta, L. C. (2020). Why some teams work better than others: An investigation of voice, TMS and leadership on team performance [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20694
Palavras-chave: Voice
Transactive memory systems
Leadership
Self-managed teams
Teamwork
Voz
Sistemas de memória transativa
Liderança
Gestão de equipa autónoma
Trabalho de equipa
Gestão de recursos humanos
Conhecimento -- Knowledge
Autonomia
Desempenho organizacional
Resumo: Teams have become the standard way of working in organizations and therefore the question of what differentiates highly performing units from other teams has attracted much research attention. Especially the utilization of knowledge such as team members sharing their knowledge and the awareness of other members’ expertise can be decisive for team performance. Looking into the relationship between team member’s behaviors, team cognition and self-management encouraged by the leader, this study connects three streams of literature, namely voice, TMS and leadership, to reach a better understanding how these interact and impact team performance. Specifically, in this study, we investigate the mediation role of TMS in the relationship between voice and team performance, and whether the leadership function of promoting team self-management moderates this relationship. A sample of 46 consulting teams has been analyzed through a moderated mediation model without finding support for the full model. However, this multi-level research showed that voice is positively related with performance but that the relationship between TMS and performance is less clear and depends on the extent to which leaders encourage the team to manage itself. In light of findings on both the individual and organizational level indicating that voice can have positive effects, this research extends the literature in terms of the applicability at the meso level. Also, further light is shed on the interaction between team cognition and team leadership warranting further research. Practical and theoretical implications of the findings and potential questions for future research are discussed.
O trabalho em equipa tornou-se padrão no trabalho nas organizações, portanto, a questão do que diferencia unidades de alto desempenho de outras equipas atraiu muita atenção para o seu estudo. Especialmente a utilização de conhecimento, como, a partilha de conhecimento de membros de equipa e a consciencialização da perícia de outros membros, como fator decisivo para o desempenho de equipa. Analisando o relacionamento entre comportamentos de membros de equipas, a noção e a auto-gestão de equipa incentivados pelo líder, três fontes de literatura, nomeadamente a voz, TMS e liderança, estão relacionadas com uma melhor compreensão de como interagem e afetam o desempenho da equipa. Especificamente, o efeito da voz no TMS e no desempenho de equipa foi estudado com o moderador gestão de equipa autónoma. Uma amostra de 46 equipas de consultoria foi analisada por meio de um modelo de mediação moderada sem encontrar suporte para o modelo completo. Todavia, a pesquisa em diferentes níveis mostrou que a voz está positivamente relacionada com o desempenho, mas a relação entre o TMS e o desempenho é menos clara, dependendo da extensão em que os líderes incentivam as suas equipas a gerirem-se independentemente. À luz dos resultados, a nível individual e organizacional, é indicado que a voz pode ter efeitos positivos, aplicando-se à literatura em termos de nível meso. Adicionalmente , contribuições feitas para melhor entendimento da interação entre noção e liderança de equipa que merecem mais pesquisa. São discutidas implicações práticas e teóricas dos resultados e possíveis perguntas para futuras pesquisas.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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