Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20566
Autoria: Pires, Ana Catarina Queirós Estrela
Orientação: Palma, Maria Catarina Salema Roseta
Simaens, Ana Margarida Madureira
Data: 27-Mai-2020
Título próprio: A path toward prosperity: The role of ISCTE-IUL as a higher education institution
Referência bibliográfica: Pires, A. C. Q. E. (2020). A path toward prosperity: The role of ISCTE-IUL as a higher education institution [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20566
Palavras-chave: Sustainability
Prosperity
Higher education institution
Economic impact
Sustentabilidade
Prosperidade
Instituições de ensino superior
Impacto económico
ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa
Responsabilidade social das empresas
Indicadores sócio-económicos
Trabalho de projeto
Resumo: Sustainability is a persistent topic in today’s society; the concern for the environment is growing, and people are demanding that organizations share those concerns. Literature provides a wide range of concepts for sustainability however, it agrees on the four pillars in which the concept should be based, Economic prosperity; Environmental quality; Social justice and Institutional. Despite being the most recent pillar, Institutional has gained importance due to the fundamental role of education on society. Based on this context, this project aims to present and discuss the role ISCTE-IUL has on prosperity, which is one of the recognized dimensions of sustainability. The chosen method to develop this topic was to measure the impact ISCTE-IUL’s activity has on the surrounding community with a special focus on the economic component. The first step was to research the theoretical background and assess the available models used to compute the impact of Higher Education Institutions. This was followed by collecting data to apply the models to ISCTE-IUL. During the process, it became clear that the models could not be fully implemented due to the data gaps. Therefore, the impact of ISCTE-IUL could only be assessed based on a set of indicators. To extend this analysis in future research, this project proposes some changes to improve ISCTE’s current data-collection processes. The main output of this project was to evaluate and report the role of ISCTE-IUL on prosperity. It was possible to identify the missing data needed to expand and reinforce a study on sustainability.
Atualmente, a sustentabilidade é um tópico recorrente, a preocupação com o ambiente está a aumentar e a população espera que as organizações também tenham essa preocupação. Na literatura existem vários conceitos de sustentabilidade, contudo, há um consenso nos quatro pilares em quais o conceito se deve basear, Prosperidade económica; Qualidade ambiental; Justiça social e Institucional. Apesar de ser o pilar mais recente, o Institucional tem vindo a ganhar relevância devido ao papel fundamental da educação na sociedade. Com base neste contexto, este projeto visa apresentar e discutir o papel que o ISCTE-IUL, tem na prosperidade, uma das dimensões da sustentabilidade. O método escolhido para desenvolver este tópico foi medir o impacto que o ISCTE-IUL tem na sua comunidade com especial atenção na vertente económica. O primeiro passo foi estabelecer o enquadramento teórico e fazer o levantamento dos modelos utilizados para medir o impacto económico das IES. Seguido pela recolha de informação para implementar os modelos ao ISCTE-IUL. Durante a recolha dos dados, ficou claro que os modelos não podiam ser implementados na sua totalidade devido à falta de dados. Por isso, o impacto do ISCTE-IUL foi analisado com base num conjunto de indicadores. Para estender esta análise em investigações futuras, este projeto propõe sugestões de forma a melhorar os processos de recolha de dados utilizados pelo ISCTE-IUL. O principal resultado foi avaliar e reportar o papel do ISCTE-IUL na prosperidade. Foi possível identificar quais os dados indisponíveis que seriam necessários para expandir e reforçar um estudo no âmbito da sustentabilidade.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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