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http://hdl.handle.net/10071/20556
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, R. N. | - |
dc.contributor.author | Cruz, A. R. | - |
dc.contributor.author | Costa, P. | - |
dc.contributor.author | Gato, M. A. | - |
dc.contributor.author | Perestrelo, M. | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T09:30:08Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T09:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 0430-5027 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/20556 | - |
dc.description.abstract | No final do século XX, a importância da “terceira missão” das Instituições de Ensino Superior (IES), de cariz socioeconómico, levou à promoção de diversos mecanismos de transferência de conhecimento em termos políticos e institucionais. Não obstante, muitos destes mecanismos foram desenhados para indústrias que não partilham as especificidades das actividades culturais e criativas (ACC). Este trabalho resulta de um projecto transnacional – 4H-CREAT – que visa analisar de que forma se pode estimular a relação das actividades culturais e criativas com os restantes actores políticos, institucionais e sociais (IES, decisores políticos e sociedade civil). Este artigo procura explorar as formas de transferência de conhecimento nas quais o sector cultural e criativo pode estar envolvido com as IES, focando as sete regiões participantes do projecto 4H-CREAT (Área Metropolitana de Lisboa, Andaluzia, Avilès, Bretagne, Pays de la Loire Southern and Eastern Ireland, Southwest Scotland). Para isso procedeu-se a uma revisão de literatura sobre a inovação e transferência de conhecimento nas ACC, bem como à análise estatística, entre 2012 e 2015, e à leitura de vários enquadramentos institucionais e políticos acerca deste sector nas várias regiões, entre 2000 e 2017. Um dos objectivos é chegar a medidas concretas passíveis de aplicação pelas IES – promover colaboração no desenvolvimento de currículos, fomentar espaços de discussão, vocacionar o ensino para as práticas profissionais das ACC, entre outras. Apesar do grau de generalidade de tais linhas, considera-se que estas podem contribuir para um debate importante acerca das múltiplas formas passíveis de gerar valor com as actividades culturais e criativas e o modelo de envolvimento dos actores com as IES. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Geográficos | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Transferência e valorização de conhecimento | por |
dc.subject | Actividades culturais e criativas | por |
dc.subject | Quádrupla hélice | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.title | Transferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlântico | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 63 - 88 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia | - |
dc.volume | 55 | - |
dc.number | 113 | - |
degois.publication.firstPage | 63 | - |
degois.publication.lastPage | 88 | - |
degois.publication.issue | 113 | - |
degois.publication.title | Transferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlântico | por |
dc.date.updated | 2022-12-14T10:19:50Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.18055/Finis19212 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-71639 | - |
iscte.alternateIdentifiers.wos | WOS:WOS:000537458600004 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-85092047726 | - |
iscte.journal | Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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