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dc.contributor.authorAlmeida, R. N.-
dc.contributor.authorCruz, A. R.-
dc.contributor.authorCosta, P.-
dc.contributor.authorGato, M. A.-
dc.contributor.authorPerestrelo, M.-
dc.date.accessioned2020-07-06T09:30:08Z-
dc.date.available2020-07-06T09:30:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn0430-5027-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20556-
dc.description.abstractNo final do século XX, a importância da “terceira missão” das Instituições de Ensino Superior (IES), de cariz socioeconómico, levou à promoção de diversos mecanismos de transferência de conhecimento em termos políticos e institucionais. Não obstante, muitos destes mecanismos foram desenhados para indústrias que não partilham as especificidades das actividades culturais e criativas (ACC). Este trabalho resulta de um projecto transnacional – 4H-CREAT – que visa analisar de que forma se pode estimular a relação das actividades culturais e criativas com os restantes actores políticos, institucionais e sociais (IES, decisores políticos e sociedade civil). Este artigo procura explorar as formas de transferência de conhecimento nas quais o sector cultural e criativo pode estar envolvido com as IES, focando as sete regiões participantes do projecto 4H-CREAT (Área Metropolitana de Lisboa, Andaluzia, Avilès, Bretagne, Pays de la Loire Southern and Eastern Ireland, Southwest Scotland). Para isso procedeu-se a uma revisão de literatura sobre a inovação e transferência de conhecimento nas ACC, bem como à análise estatística, entre 2012 e 2015, e à leitura de vários enquadramentos institucionais e políticos acerca deste sector nas várias regiões, entre 2000 e 2017. Um dos objectivos é chegar a medidas concretas passíveis de aplicação pelas IES – promover colaboração no desenvolvimento de currículos, fomentar espaços de discussão, vocacionar o ensino para as práticas profissionais das ACC, entre outras. Apesar do grau de generalidade de tais linhas, considera-se que estas podem contribuir para um debate importante acerca das múltiplas formas passíveis de gerar valor com as actividades culturais e criativas e o modelo de envolvimento dos actores com as IES.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Centro de Estudos Geográficos-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTransferência e valorização de conhecimentopor
dc.subjectActividades culturais e criativaspor
dc.subjectQuádrupla hélicepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.titleTransferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlânticopor
dc.typearticle-
dc.pagination63 - 88-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalFinisterra – Revista Portuguesa de Geografia-
dc.volume55-
dc.number113-
degois.publication.firstPage63-
degois.publication.lastPage88-
degois.publication.issue113-
degois.publication.titleTransferência de conhecimento nas actividades culturais e criativas: notas comparativas das regiões do espaço Atlânticopor
dc.date.updated2022-12-14T10:19:50Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.18055/Finis19212-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientepor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-71639-
iscte.alternateIdentifiers.wosWOS:WOS:000537458600004-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85092047726-
iscte.journalFinisterra – Revista Portuguesa de Geografia-
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