Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20491
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSpínola, Susana Carvalho-
dc.contributor.advisorSilva, Tiago José da Lapa-
dc.contributor.authorBernardino, Beatriz Leal-
dc.date.accessioned2020-06-05T15:19:42Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationBernardino, B. L. (2019). O fenómeno do fashion blogging: Das it-girls à influência nos seguidores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20491pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20491-
dc.description.abstractO desenvolvimento das novas tecnologias, principalmente da internet, tem provocado alterações na forma como se consomem e produzem conteúdos. O aparecimento das comunidades virtuais que permitiram uma comunicação online entre indivíduos com os mesmos interesses, deu-lhes também a possibilidade de partilharem e criarem o seu próprio conteúdo, através de páginas pessoais, como um blogue. Uma das áreas com maior influência na blogosfera é a área de moda e beleza, onde são partilhadas tendências de moda, marcas e produtos com as quais as fashion bloggers se identificam. Ao longo dos últimos anos, o fenómeno do fashion blogging estendeu-se também às redes sociais, como é o caso do Instagram. Com o objetivo de estudar a influência que as bloggers de moda ou it girls exercem nos seus seguidores, quer por referência a marcas, produtos ou serviços relacionados com a indústria da moda, realizou-se um questionário aplicado online aos seguidores dos blogues de moda a nível nacional. De acordo com a literatura e com os resultados obtidos na amostra selecionada, entende-se que o fenómeno do fashion blogging tem influência no comportamento dos seguidores, uma vez que estes veem através dos posts das it girls “exemplos” daquilo que podem adquirir. Pode ainda concluir-se que os seguidores acabam por privilegiar redes sociais como o Instagram ou Youtube em vez do personal blogue, por serem aplicações de mais fácil acesso e interação. O facto de atribuírem credibilidade e notoriedade a uma it girl é determinante no processo de influência, quer na decisão de compra de produtos, como em hábitos e rotinas diárias.por
dc.description.abstractThe development of new technologies, especially the Internet, has caused changes in the way we consume and produce content. The emergence of virtual communities that allow online communication between the same interests, also offers the possibility to share and create their own content through personal pages, such as a blog. One of the most influential areas in the blogosphere is the fashion and beauty area, where fashion trends, brands, and products that fashion bloggers identify with, are shared. In recent years, the phenomenon of fashion blogs also extends to social networks, such as Instagram. In order to study the influence that fashion bloggers and it girls have on their followers, either throw brand references, products or services, related to the fashion industry, a questionnaire online was applied to followers of fashion blogs nationwide. According to the literature and the results obtained in the selected sample, it is understood that the use of fashion blogs influences the behavior of followers, since they see in the it girls' posts "samples" of what can be acquired. Today, followers privilege social networks, such as Instagram or Youtube, rather than personal blogs, as a result of faster use and more accessible applications. Attributing credibility and notoriety to it girls is a determining factor in the process of influence, in the decision to purchase products, as in daily habits and routines.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFashion bloggerpor
dc.subjectIt girlpor
dc.subjectBloggerpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectInfluência socialpor
dc.subjectFashion bloggingpor
dc.subjectFollowerspor
dc.subjectInfluencepor
dc.subjectSociologia da comunicação-
dc.subjectInternet-
dc.subjectRede social-
dc.subjectModa-
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behavior-
dc.titleO fenómeno do fashion blogging: Das it-girls à influência nos seguidorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202484661por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2020-12-01-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_leal_bernardino.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.