Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20488
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, Francisco Alexandre Melo-
dc.contributor.authorSantos, Sara Isabel Batista dos-
dc.date.accessioned2020-06-03T11:44:37Z-
dc.date.available2020-06-03T11:44:37Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2019-11-
dc.identifier.citationSantos, S. I. B. dos. (2019). O suporte integrado para a autonomia e a sua influência na qualidade-de-vida e esperança em adolescentes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20488pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20488-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é compreender a influência do suporte integrado para a autonomia disponibilizado por três figuras âncora (a figura parental mais próxima, o professor/a, e mentor/a) e que impacto este tem na qualidade-de-vida e esperança sentida pelos adolescentes. O estudo envolveu 265 participantes a frequentar o ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 14.85 SD = .93), dos quais 156 (58.96%) eram do sexo feminino. Na análise de clusters k-means, verificou-se a existência de dois grupos de suporte integrado para a autonomia: suporte integrado para a autonomia alto, em que todas as figuras âncora fornecem suporte para a autonomia acima da média, e o suporte integrado para a autonomia baixo, em que todas as figuras disponibilizam suporte para a autonomia abaixo da média. Regressões lineares subsequentes vieram indicar que os jovens que percecionam suporte para a autonomia alto de todas as figuras-âncora apresentam níveis de qualidade-de-vida e de esperança mais elevados. Verificou-se, também, um efeito moderador do género: enquanto que os rapazes que indicam baixo suporte integrado para a autonomia apresentam valores de qualidade-de-vida significativamente superiores aos apresentados pelas raparigas em condição idêntica, em níveis superiores de suporte integrado para a autonomia essa diferença é inexistente.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to understand the influence of multiple autonomy support attunement made available by three anchor figures (closest family member, teacher, mentor) and the impact it has in live quality and hope felt by adolescents. Two hundred and sixty five participants attending middle and secondary school aged between 12 and 18 years old (M = 14.85 SD = .93) were involved in this study, of wich 156 (58.96%) were female. Clusters k-means revealed the existence of two multiple autonomy support attunement groups: high multiple autonomy support attunement, in which all anchor adultts gave autonomy support above average, and low multiple autonomy support attunement, in which all anchors gave autonomy support below average. Subsequent linear regressions showed that young people who perceive high autonomy support from all anchor figures presented higher life quality and hope levels. It was also found a gender moderating effect: while boys who indicated low multiple autonomy support attunement presented significant higher life quality values than girls in identical situation, in superior levels of multiple autonomy support attunement that difference did not exist.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSuporte para a autonomiapor
dc.subjectSuporte integradopor
dc.subjectFiguras-âncorapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectEsperançapor
dc.subjectAutonomy supportpor
dc.subjectMultiple support attunementpor
dc.subjectAnchor figurespor
dc.subjectLife qualitypor
dc.subjectHopepor
dc.subjectPsicologia social-
dc.subjectApoio comunitário -- Community support-
dc.subjectAutonomia-
dc.subjectParentalidade-
dc.subjectProfessor-
dc.subjectAdolescência -- Adolescence-
dc.subjectGénero-
dc.titleO suporte integrado para a autonomia e a sua influência na qualidade-de-vida e esperança em adolescentespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202484254por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_batista_santos.pdf720,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.