Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20308
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro-
dc.contributor.advisorRodrigues, Luís Filipe da Silva-
dc.contributor.authorCavalheiro, Nuno Miguel de Jesus Grilo-
dc.date.accessioned2020-04-01T14:43:46Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.date.submitted2019-11-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Nuno Miguel de Jesus Grilo - Cultural heritage gamification and its effects on the tourist satisfaction [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20308>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20308-
dc.description.abstractTourism is nowadays one of the world’s main social and economic activities, who’s origin dates to more than two millennia ago. Gamification, on the other hand, is a recent topic only initially referenced in 2008, and which became a subject of wide study in the present decade and has been applied to several sectors due to its capacity of improving experience, shaping user behaviour, motivating desired behaviours, increasing brand awareness among other advantages. Tourism has been no exception in the implementation of gamification, although appliance and research are still scarce on this subject compared to others. Existing technology provides tourists with an easy access to pricing information, therefor no longer can businesses in this sector effectively differentiate themselves through price, but rather being forced to adopt a differentiated service offer. Existing research concludes that gamification can be used to enhance tourist experiences and improve loyalty. This paper aims to contribute to this growing subject by testing the effect of using gamification in the context of visits to historical sites. We conducted a qualitative survey which first analysed the requirements that tourists have on the context of a visit to historical sites and based on that information designed a mobile application with game elements which aims to aid their visit and improve their satisfaction. The analysis of the developed prototype suggests that gamification does represent a well-designed way to present sites, shape user behaviour, aid visit and increase satisfaction through the creation of an interactive and informational environment.por
dc.description.abstractO turismo é uma das principais atividades sociais e económicas do mundo originada há mais de dois milênios atrás. Por outro lado, a gamificação é um tópico recente, referenciado inicialmente em 2008, que se tornou objeto de amplo estudo na década atual, tendo vindo a ser aplicado a vários sectores devido à sua capacidade de melhorar a experiência, moldar comportamento, aumentar reconhecimento de marca, entre outras vantagens. O turismo não foi uma exceção na implementação da gamificação, embora a sua aplicação e pesquisa sejam ainda escassas nesta área em comparação com outras. Atualmente, devido ao fácil acesso que os turistas possuem a informação relativa a preços, é cada vez mais necessário que as diversas ofertas turísticas existentes se distingam através da criação de serviços diferenciados, podendo-se recorrer à gamificação neste contexto para aprimorar as experiências turísticas e aumentar a lealdade dos clientes. Este artigo tem como objetivo contribuir para a pesquisa existente, testando o efeito do uso da gamificação no contexto de visitas a locais históricos. Realizamos uma pesquisa qualitativa que analisou primeiro os requisitos que os turistas têm no contexto de visita a estes locais, e com base nos resultados obtidos, projetamos uma aplicação móvel com elementos de jogo que visa auxiliar a visita e melhorar a satisfação. A análise do protótipo desenvolvido sugere que a gamificação representa uma maneira bem projetada de apresentar locais de interesse cultural, moldar o comportamento do utilizador, auxiliar a visita e aumentar a satisfação através da criação de um ambiente interativo e informativo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTourismpor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectCultural heritagepor
dc.subjectSintrapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectPatrimónio culturalpor
dc.titleCultural heritage gamification and its effects on the tourist satisfactionpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202462455por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopor
dc.date.embargo2021-11-21-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Nuno_Grilo_Cavalheiro.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.