Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/20255
acessibilidade
Title: Da didática da prática à prática da didática: Vítor Figueiredo (1995-2004)
Other Titles: Conjunto habitacional do Segundo Torrão
Authors: Prudêncio, Filipe Gonçalves
Orientador: Milheiro, Ana Vaz
Pinto, Pedro da Luz
Keywords: Ensino da arquitetura
Ensino de projeto
Métodos de ensino
Figueiredo, Vítor
Architectural education
Studio teaching
Teaching method
Projeto arquitetónico
Trabalho de projeto
Portugal
Issue Date: 18-Nov-2019
Citation: PRUDÊNCIO, Filipe Gonçalves - Da didática da prática à prática da didática: Vítor Figueiredo (1995-2004) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20255.
Abstract: O ensino da Arquitetura tem vindo a desenvolver, ao longo dos séculos, métodos pedagógicos próprios, que se procuram relacionar com o caráter prático da profissão. Relativamente a este processo, poder-se-á identificar, como a transformação mais significativa, a transição do modelo oficinal, centrado na relação mestre-aprendiz que se encontrava nas Beaux-Arts, para um modelo universitário, no qual as disciplinas teóricas acompanham o trabalho desenvolvido nas disciplinas práticas (ou de projeto). Ainda assim, se para outras áreas científicas, este modelo tem resultado na promoção de um ensino mais prático, para a disciplina de Arquitetura, tem determinado um aprofundamento do ensino teórico, como forma de assegurar uma formação superior, de nível universitário. Neste sentido, o ensino da arquitetura tem andado em contra-corrente. Colocou-se, então, como hipótese se este aprofundamento do ensino teórico não estará a contribuir para um afastamento entre o ensino e a realidade prática da arquitetura, especialmente evidente no distanciamento dos arquitetos projetistas das escolas. Consequentemente, optou-se por estudar a evolução do ensino da arquitetura, e de um dos seus intervenientes, para perceber o seu posicionamento enquanto pedagogo. Deste modo, procurou-se desenvolver uma reflexão crítica sobre o ensino da arquitetura, através da análise da linha de pensamento e pedagogia de Vítor Figueiredo, propondo uma interpretação do seu trabalho enquanto professor de projeto e destacando o seu contributo para a formação em arquitetura. Este ensaio não procura romancear a vida e obra de Vítor Figueiredo, mas sim refletir sobre os seus métodos de ensino, e a sua pertinência na atualidade.
The teaching of architecture has been developing over centuries its own pedagogical methods that try to relate to the practicality of the profession. Regarding this process, one could identify the transition of the workshop model, centred on the master-apprentice relationship found in the Beaux Arts, into the university model, in which the theoretical disciplines accompany the work developed in the practical ones (project design/ studio), as the most significant transformation. Even so, if for other scientific areas, this model prompted a more practical teaching approach, for Architecture it has determined the deepening of a theoretical teaching approach, to ensure a university-level higher education. In this sense, the teaching of architecture has always been going backwards. It was raised as a possibility whether this deepening is or not contributing to an increased disconnection between what’s being taught and the practical reality of architecture, especially evident in the distancing of practitioners from schools. Consequently, it was studied the evolution of the teaching of architecture, and one of its architects to understand where he stands as a pedagogue. Thus, it was developed a critical reflection on the teaching of architecture through the analysis of Vítor Figueiredo’s line of thought and pedagogy, proposing an interpretation of his work as architectural design teacher, and highlighting his contribution to architectural education. This essay does not seek to romanticize the life and work of Vítor Figueiredo, but to reflect on his teaching methods, and their relevance today.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/20255
Thesis identifier: 202461335
Designation: Mestrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Filipe_Goncalves_Prudencio.pdf59.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.