Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20034
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerreiro, João Ricardo Paulo Marques-
dc.contributor.authorAzcue, Thomas Rodrigo Sande Lemos-
dc.date.accessioned2020-03-05T13:09:34Z-
dc.date.available2020-03-05T13:09:34Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.citationAzcue, T. R. S. L. (2018). LANA business plan: e-marketplace for service providers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20034pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20034-
dc.description.abstractIn today's digital age there are new approaches and tools to address different social issues, and this market gap is not an exception. Currently, the process of matching supply and demand of these general services is cumbersome for both parties. Despite the existence of tools such as social media, there have been very rare cases of clear success, and no clear solution in the Portuguese market. After an initial and preliminary market analysis, a clear gap was identified between general service providers (e.g. electricians, plumbers, babysitters, house cleaning, etc.) and consumers of those services. Once this gap was identified, a thorough analysis of the situation was done and, from this analysis, the idea to develop a platform that helps link these two groups allowing them to easily access each other was born. The idea behind LANA is of an online platform (mobile app or website) where people can post the services they need provided and suppliers can cater to these needs. Therefore, the proposed project in LANA's Business Plan is an innovative business solution based on the observed market and behavioral trends. The increase in popularity of the sharing and gig economy is a clear opportunity and, aligned with the digital growth that is currently taking place, a differentiating offer can be launched onto the market. The project consists of the development of the marketing and operations components of the business. In the financial analysis, three different scenarios were evaluated in order to evaluate the possible levels of success. The developed model proves the economic viability of the project, indicating it is a project worthy of investment.por
dc.description.abstractA atual época digital oferece cada vez mais abordagens e ferramentas para abordar questões sociais, e este caso não é exceção. Atualmente, o processo de satisfazer a procura e oferta destes serviços gerais é uma tarefa pesada para ambos os participantes. Apesar da existência de ferramentas como as redes sociais, são raros os casos bem-sucedidos e não existe nenhuma solução clara no mercado Português. Uma primeira análise do mercado conduziu à identificação de um hiato no que concerne ao acesso facilitado entre os prestadores de serviços (e.g. eletricistas, canalizadores, baby-sitters, serviços de limpeza, etc.) e os consumidores desses mesmos serviços. Uma vez identificada esta lacuna, foi desenvolvida uma análise aprofundada da situação em causa, da qual surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma que ajude a unir as duas partes, diminuindo o espaço que as separa. A ideia de fundo da LANA é uma plataforma online (aplicação móvel ou website) onde as pessoas podem expor os serviços que precisam que sejam prestados e os prestadores podem satisfazer essas necessidades. Desta feita, o projeto proposto no plano de negócios da LANA é uma solução inovadora que tem como base as tendências de mercado e comportamentais observadas. O aumento da popularidade do conceito de economia partilhada é uma oportunidade evidente que, alinhada com o atual crescimento, torna esta uma oferta diferenciadora que pode ser lançada no mercado. O projeto consiste no desenvolvimento das componentes operacionais e de marketing do negócio. Na análise financeira, são detalhados três cenários distintos para que se possa observar os diferentes níveis de potencial sucesso. O modelo proposto comprova a viabilidade financeira do projeto, indicando assim que se trata de um projeto merecedor de investimento.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBusiness planpor
dc.subjectGig and sharing economypor
dc.subjectOnline platformspor
dc.subjectService providerspor
dc.subjectPlano de negóciopor
dc.subjectEconomia partilhadapor
dc.subjectPlataformas onlinepor
dc.subjectPrestadores de serviçospor
dc.titleLANA business plan: e-marketplace for service providerspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202450902por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_thomas_lemos_azcue.pdf3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.