Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/19973
Autoria: | Cruz, Rafael Branco |
Orientação: | Carvalho, Levindo Diniz Mateus, Sandra |
Data: | 12-Dez-2019 |
Título próprio: | Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza |
Referência bibliográfica: | CRUZ, Rafael Branco - Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19973>. |
Palavras-chave: | Educação Natureza Floresta-Escola Práticas educativas Pesquisa com crianças Education Nature Forest School Educational practices Research with children |
Resumo: | Esta investigação de natureza exploratória dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas
quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo. Os
referenciais teóricos focam-se na Natureza como sujeito para, em seguida, percebê-la não só como
escola, mas também como educadora e agente ativo nas práticas educativas, e ainda, em estudos sobre
infância. A abordagem aplicada no terreno utilizou a etnografia com crianças como opção metodológica.
Foram realizadas entrevistas com 44 crianças. O objetivo das entrevistas foi de buscar o que as crianças
e os adultos estavam a sentir, a aprender e a desenvolver naquele instante de contacto com a Natureza.
A pesquisa foi realizada no contexto do projeto da Escola da Floresta Bloom em parceira com a Escola
Básica da Várzea de Sintra, uma escola pública portuguesa do 1º ciclo. Analisaram-se as seguintes
dimensões: 1) Educação dos/pelos sentidos; 2) Práticas educativas como ponte entre a floresta e a escola;
e 3) Práticas educativas inclusivas. As análises e reflexões finais apoiam-se em torno das perguntas
surgidas no campo: “o que é que a Natureza te ensina?” e “o que é que tu aprendes com a Natureza?”.
Conclui-se que faz bastante sentido o desemparedamento da educação de infância em busca de práticas
educativas na/para/com/pela Natureza a fim de desenvolver habilidades e competências
socioemocionais, cognitivas e físicas. This exploratory research was dedicated to understanding the potentialities evidenced when children and adults interact with nature in an educational context. The theoretical references focus on Nature as a subject and then perceive it, not only as a school, but also as an educator and active agent in educational practices, as well as in studies on childhood. The field approach used ethnography with children as a methodological option. Interviews were conducted with 44 children. The purpose of the interviews was to seek what children and adults were feeling, learning and developing at that moment of contact with nature. The research was carried out in the context of the Bloom Forest School project in partnership with the Várzea de Sintra Basic School, a Portuguese public elementary school. The following dimensions were analyzed: 1) Education of / through the senses; 2) Educational practices as a bridge between the forest and the school; and 3) Inclusive educational practices. The final analysis and reflections are based around the questions that arise in the field: "What does Nature teach you?" and "what do you learn from nature?" It is concluded that the mismatch of early childhood education in search of educational practices in / to / with / by Nature makes a lot of sense in order to develop socioemotional, cognitive and physical skills and competences. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_Rafael_Branco_Cruz.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.