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http://hdl.handle.net/10071/19973
acessibilidade
Title: Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza
Authors: Cruz, Rafael Branco
Orientador: Carvalho, Levindo Diniz
Mateus, Sandra
Keywords: Educação
Natureza
Floresta-Escola
Práticas educativas
Pesquisa com crianças
Education
Nature
Forest School
Educational practices
Research with children
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: CRUZ, Rafael Branco - Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19973>.
Abstract: Esta investigação de natureza exploratória dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo. Os referenciais teóricos focam-se na Natureza como sujeito para, em seguida, percebê-la não só como escola, mas também como educadora e agente ativo nas práticas educativas, e ainda, em estudos sobre infância. A abordagem aplicada no terreno utilizou a etnografia com crianças como opção metodológica. Foram realizadas entrevistas com 44 crianças. O objetivo das entrevistas foi de buscar o que as crianças e os adultos estavam a sentir, a aprender e a desenvolver naquele instante de contacto com a Natureza. A pesquisa foi realizada no contexto do projeto da Escola da Floresta Bloom em parceira com a Escola Básica da Várzea de Sintra, uma escola pública portuguesa do 1º ciclo. Analisaram-se as seguintes dimensões: 1) Educação dos/pelos sentidos; 2) Práticas educativas como ponte entre a floresta e a escola; e 3) Práticas educativas inclusivas. As análises e reflexões finais apoiam-se em torno das perguntas surgidas no campo: “o que é que a Natureza te ensina?” e “o que é que tu aprendes com a Natureza?”. Conclui-se que faz bastante sentido o desemparedamento da educação de infância em busca de práticas educativas na/para/com/pela Natureza a fim de desenvolver habilidades e competências socioemocionais, cognitivas e físicas.
This exploratory research was dedicated to understanding the potentialities evidenced when children and adults interact with nature in an educational context. The theoretical references focus on Nature as a subject and then perceive it, not only as a school, but also as an educator and active agent in educational practices, as well as in studies on childhood. The field approach used ethnography with children as a methodological option. Interviews were conducted with 44 children. The purpose of the interviews was to seek what children and adults were feeling, learning and developing at that moment of contact with nature. The research was carried out in the context of the Bloom Forest School project in partnership with the Várzea de Sintra Basic School, a Portuguese public elementary school. The following dimensions were analyzed: 1) Education of / through the senses; 2) Educational practices as a bridge between the forest and the school; and 3) Inclusive educational practices. The final analysis and reflections are based around the questions that arise in the field: "What does Nature teach you?" and "what do you learn from nature?" It is concluded that the mismatch of early childhood education in search of educational practices in / to / with / by Nature makes a lot of sense in order to develop socioemotional, cognitive and physical skills and competences.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19973
Thesis identifier: 202447600
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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