Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19941
Autoria: Canhoto, João Pedro Martins
Orientação: Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente
Data: 6-Jan-2020
Título próprio: A estratégia de fusão e a intervenção do departamento de marketing & sales: o caso da Willis Towers Watson em Portugal
Referência bibliográfica: Canhoto, J. P. M. (2019). A estratégia de fusão e a intervenção do departamento de marketing & sales: o caso da Willis Towers Watson em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19941
Palavras-chave: Fusão
Sinergias
Pessoas
Marketing
Comunicação
Vendas e operações
Gestão de empresas
Fusão de empresas
Recursos humanos
Equipa de trabalho
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: O presente caso pedagógico, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Marketing do ISCTE-IUL, relata o processo de Fusão da Willis Towers Watson em Portugal na perspetiva da equipa de Marketing & Sales da empresa. Em 2016, resultado de uma fusão a nível internacional entre as empresas Willis e Towers Watson - ambas com operação direta em Portugal - nasceu a atual Willis Towers Watson. Como consequência desta fusão, as equipas locais de ambas as operações tiveram de se adaptar à nova realidade - a união numa só empresa, Willis Towers Watson. Esta adaptação e as consequentes diligências efetuadas no decorrer dos dois anos que se seguiram à formalização (internacional) da fusão foram materializadas em diversas iniciativas ao nível e pela equipa de Marketing & Sales. Neste cenário, o denominador comum foram as sinergias e as mais-valias que podiam e deviam ser trabalhadas no novo contexto da empresa. Através de um relato detalhado do processo de Fusão em Portugal na perspetiva da equipa de Marketing & Sales, apoiado por uma análise à realidade das duas empresas e dos respetivos mercados no contexto de pré-fusão, desenvolve-se um conjunto de questões maioritariamente orientadas para uma análise crítica e conceptual de vários aspetos deste processo de fusão. Estas questões incidem sobre a envolvente desta fusão a nível de Pessoas, Marketing, Comunicação, Vendas e Operações, todas elas com ligações entre si e com o ambiente corporativo multinacional que as rodeia.
The present thesis, developed within the ISCTE-IUL Master's Degree in Marketing, describes the Willis Towers Watson Merger process in Portugal and how it was developed by the company’s Marketing & Sales team. In 2016, result of an international merger between the companies Willis and Towers Watson - both with direct operations in Portugal - the current Willis Towers Watson was born. Subsequently, the local teams from both operations had to adapt to the new reality - merging into one company, Willis Towers Watson. This adaptation and the successive steps taken during the two years that followed the (international) formalization of the merger were materialized in several initiatives covering the Marketing and Sales area in Portugal. In this scenario, the common denominator were the synergies and added value that could and should be leveraged on the new context of the company. Through a detailed description of the merger process held and performed by the Marketing & Sales area of the company, sustained by an individual analysis of both companies and each market in the pre-merger context, a set of questions were designed to promote a critical and conceptual analysis of various matters of this process. These questions focus on what this merger implies when it comes to People, Marketing, Communications, Sales and Operations - all linked among themselves and surrounded by multinational corporate environment.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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