Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19926
Autoria: Afonso, António Alexandre Gomes
Orientação: Teixeira, Nuno Alexandre
Data: 5-Fev-2020
Título próprio: Customer journey no mercado automóvel B2B: O renting em Portugal
Referência bibliográfica: Afonso, A. A. G. (2019). Customer journey no mercado automóvel B2B: O renting em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19926
Palavras-chave: Marketing
Customer journey
Renting automóvel
Sector automóvel
Processo de decisão
Business to Business
Car renting
Car market
Decision process
Cliente -- Client
PME Pequenas e Médias Empresas
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: O mercado do renting automóvel tem crescido, exponencialmente, em Portugal nesta década, depois da crise e da necessidade das empresas em otimizar os seus custos mas, ao mesmo tempo, premiar os seus colaboradores com benefícios que vão para além de um aumento salarial. Senti a necessidade de conhecer e investigar o panorama atual do setor e o percurso dos clientes, bem como a visão das empresas e dos clientes para os próximos anos, sendo que se perspetivam enormes desenvolvimentos e evoluções para o setor automóvel. A realização de questionários e entrevistas aos dois lados do mercado (clientes e locadoras) indicou que é um mercado maduro e desenvolvido, totalmente movido pelo preço e pela renda mensal da viatura, onde os principais impactados pelos locadoras são os gestores de frota e as grandes frotas nacionais dos maiores grupos empresariais. Desta forma, existe a necessidade do mercado de renting impactar os decisores e utilizadores das viaturas (diretores e colaboradores, respetivamente), bem como apostar nas PME´s e no Consumidor Privado, uma vez que são negócios onde pode ser realizada uma margem de lucro maior em cada viatura.
The car rental market has grown exponentially in Portugal in this decade, after the crisis and the need for companies to optimize their costs but, at the same time, reward their employees with benefits that go beyond a salary increase. I felt the need to know and investigate the current panorama of the sector and the path of customers, as well as the vision of companies and customers for the coming years, with the prospect of huge developments and developments in the automotive sector. Questionnaires and interviews on both sides of the market (customers and car rental companies) indicated that it is a mature and developed market, totally driven by the price and monthly income of the vehicle, where the main impacts of the car rental companies are the fleet managers and the large national fleets of the largest business groups. Thus, there is a need for the renting market to impact decision-makers and vehicle users (directors and employees, respectively), as well as to invest in SMEs and Private Consumers, since they are businesses where a higher profit margin can be achieved in each vehicle.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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