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http://hdl.handle.net/10071/19926
Author(s): | Afonso, António Alexandre Gomes |
Advisor: | Teixeira, Nuno Alexandre |
Date: | 5-Feb-2020 |
Title: | Customer journey no mercado automóvel B2B: O renting em Portugal |
Reference: | Afonso, A. A. G. (2019). Customer journey no mercado automóvel B2B: O renting em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19926 |
Keywords: | Marketing Customer journey Renting automóvel Sector automóvel Processo de decisão Business to Business Car renting Car market Decision process Cliente -- Client PME Pequenas e Médias Empresas Trabalho de projeto Portugal |
Abstract: | O mercado do renting automóvel tem crescido, exponencialmente, em Portugal nesta década,
depois da crise e da necessidade das empresas em otimizar os seus custos mas, ao mesmo
tempo, premiar os seus colaboradores com benefícios que vão para além de um aumento
salarial.
Senti a necessidade de conhecer e investigar o panorama atual do setor e o percurso dos
clientes, bem como a visão das empresas e dos clientes para os próximos anos, sendo que se
perspetivam enormes desenvolvimentos e evoluções para o setor automóvel.
A realização de questionários e entrevistas aos dois lados do mercado (clientes e locadoras)
indicou que é um mercado maduro e desenvolvido, totalmente movido pelo preço e pela renda
mensal da viatura, onde os principais impactados pelos locadoras são os gestores de frota e as
grandes frotas nacionais dos maiores grupos empresariais.
Desta forma, existe a necessidade do mercado de renting impactar os decisores e utilizadores
das viaturas (diretores e colaboradores, respetivamente), bem como apostar nas PME´s e no
Consumidor Privado, uma vez que são negócios onde pode ser realizada uma margem de lucro
maior em cada viatura. The car rental market has grown exponentially in Portugal in this decade, after the crisis and the need for companies to optimize their costs but, at the same time, reward their employees with benefits that go beyond a salary increase. I felt the need to know and investigate the current panorama of the sector and the path of customers, as well as the vision of companies and customers for the coming years, with the prospect of huge developments and developments in the automotive sector. Questionnaires and interviews on both sides of the market (customers and car rental companies) indicated that it is a mature and developed market, totally driven by the price and monthly income of the vehicle, where the main impacts of the car rental companies are the fleet managers and the large national fleets of the largest business groups. Thus, there is a need for the renting market to impact decision-makers and vehicle users (directors and employees, respectively), as well as to invest in SMEs and Private Consumers, since they are businesses where a higher profit margin can be achieved in each vehicle. |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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