Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19899
Autoria: Reis, Maria de Oliveira Serra Galante Fialho
Orientação: Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente
Data: 22-Jan-2020
Título próprio: Plano de marketing para a Quinta da Viscondessa
Referência bibliográfica: Reis, M. de O. S. G. F. (2019). Plano de marketing para a Quinta da Viscondessa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19899
Palavras-chave: Setor vitivinicola
Marketing
Brand awareness
Comunicação -- Communication
Wine sector
Plano de marketing
Empresa familiar
Vinho
Marca
Criação de valor -- Value creation
Trabalho de projeto
Torres Vedras -- Portugal
Resumo: A presente Tese de Mestrado tem como principal objetivo a formulação de um Plano de Marketing para a Quinta da Viscondessa, uma empresa familiar produtora de vinho situada em Torres Vedras, no sentido de dar a conhecer uma marca com enorme potencial aos consumidores, criando notoriedade e aumentado o brand awareness. As principais oportunidades existentes foram identificadas através de uma cuidada análise macro-económica, de uma análise ao setor, à concorrência e ao consumidor e as principais lacunas da empresa foram identificadas através de uma análise interna a todos os processos. Estas análises foram complementadas com a revisão de literatura, que permitiu enquadrar os principais conceitos teóricos como base deste projeto. Através de um Plano de Marketing estruturado foi possível concluir que existe possibilidade para a criar valor, aumentado a notoriedade da marca, aumentando as vendas através da conquista de novos clientes. As medidas que daí resultaram traduziram-se em ações que permitem melhorar os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e minimizar os impactos dos pontos fracos, criando vantagens competitivas diferenciadoras.
The present Masters’ Thesis aims to develop a Marketing Plan for the wine producer Quinta da Viscondessa, stablished in Torres Vedras, Lisbon, with the main goal of show costumers its huge potential. The main opportunities were identified through a detailed macroeconomics analysis, as well as an analysis of the sector, competition and consumers. On the other hand, the main gaps were identified through an internal analysis. All work was supported by a systematic literature review, in order to sustain the main theoretical concepts. Through a structured Marketing Plan, it was possible to conclude that there are opportunities that should be explored in order to add value to the company, raising awareness and increasing sales as well as acquiring new clients. The measures arising from the Marketing Plan resulted in actions that will allow the company to enhance is strengths, taking advantage of the opportunities of the sector, reducing the impact of its weaknesses and creating competitive advantages.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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