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dc.contributor.advisorFernandes-Jesus, Maria-
dc.contributor.advisorDias, Teresa Silva-
dc.contributor.authorCorreia, Sílvia Margarida Ramos-
dc.date.accessioned2020-02-13T16:32:58Z-
dc.date.available2020-02-13T16:32:58Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.citationCorreia, S. M. R. (2019). Participação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19888pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19888-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo a construção e o desenvolvimento de um instrumento capaz de medir e avaliar a participação cívica e política de crianças do 1º ciclo. A partir de um cenário de uma ilha, as crianças são convidadas a refletirem sobre diversas dimensões associadas à vida cívica e política. O instrumento é composto por 205 itens distribuídos por seis dimensões e as escalas de resposta variam entre (1) Sim, (2) Não e (3) Às vezes ou (1) Concordo, (2) Não Concordo e (3) Não Sei. Foram participantes nesta investigação 125 crianças, do 1º ao 4º ano de escolaridade de uma escola privada e três ATL’s, da região da Grande Lisboa, com idades compreendidas ente os seis e os dez anos. Realizou-se uma análise descritiva de todas as dimensões e sub-dimensões do instrumento. Verificámos que as crianças estão capazes de se posicionarem e pensarem sobre questões sociais e políticas e refletem sobre as suas experiências de participação. As crianças já fazem também uma diferenciação das necessidades básicas (e.g., família, segurança, etc.) e compreendem o que são leis e para que servem. Acham igualmente importante serem ouvidas e participarem nas tomadas de decisões, mas têm a noção que isso não acontece.por
dc.description.abstractThis study aimed to construct and develop an instrument capable of measuring and evaluating the civic and political participation of first cycle children. From an island setting, children are invited to reflect on various dimensions associated with civic and political life. The instrument is comprised of 205 items across six dimensions and the response scales range from (1) Yes, (2) No, and (3) Sometimes or (1) Agree, (2) Disagree, and (3) Don't Know . A total of 125 children from the 1st to the 4th grade of a private school and three ATL's from the Greater Lisbon region, aged between six and ten years old, participated in this research. A descriptive analysis of all dimensions and sub-dimensions of the instrument was performed. We found that children reveal positions on social and political issues and reflect on their participation experiences. Children already differentiate from basic needs (e.g., family, safety, etc.) and understand what laws are and what they are for. They find it equally important to be heard and to participate in decision-making, but they realize that this does not happen.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParticipação cívicapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectCriança -- Childpor
dc.subjectDesenvolvimento políticopor
dc.subjectCivic participationpor
dc.subjectPoliticspor
dc.subjectPolitical developmentpor
dc.titleParticipação cívica e política: Processo de construção e desenvolvimento de um instrumento para crianças do 1º ciclopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202439380por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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