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http://hdl.handle.net/10071/19857
acessibilidade
Title: Reinventar a escola: o desafio do projeto piloto de inovação pedagógica
Authors: Louro, Maria Margarida Cabral Figueiredo do Rosário
Orientador: Abrantes, Pedro
Keywords: Contextos escolares
Implementação de projeto
Soluções alternativas
Qualidade na aprendizagem
Estratégias
Agentes educativos
Trabalho de projeto
Ambientes educativos
School contexts
Project implementation
Alternative solutions
Quality in learning
Strategies
Educational agents
Projet-based
Educational environments
Issue Date: 13-Dec-2019
Citation: LOURO, Maria Margarida Cabral Figueiredo do Rosário - Reinventar a escola: o desafio do projeto piloto de inovação pedagógica [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19857>.
Abstract: A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado de Educação e Sociedade e desenvolveu-se no ano letivo de 2018/2019, num Agrupamento de Escolas que abraçou o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica. Pretendeu-se estudar os procedimentos e práticas que o agrupamento levou a cabo para a implementação do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica. Este estudo foi desenvolvido com base nos seguintes objetivos a cumprir: identificar as estruturas que permitem assegurar a implementação do PPIP na escola; identificar o processo desenvolvido para a concretização de opções curriculares e os instrumentos utilizados; conhecer em que domínios se desenvolve a autonomia curricular; compreender o envolvimento dos agentes educativos no desenvolvimento da inovação pedagógica e curricular. Para tal elegeu-se o método de estudo de caso, uma vez que o foco da nossa atenção são fenómenos contemporâneos do contexto do dia-a-dia. Esta investigação empírica aborda as questões “como” e “porquê” para que se consiga apreender uma visão holística dos fenómenos, repleta de significados, socorrendo-se de múltiplas fontes de evidência com dados que devem convergir para fins de triangulação como forma de validação. Assim, o nosso estudo visa compreender o desenrolar do processo em que ocorre determinado fenómeno do que simplesmente o seu resultado, trazendo à situação de pesquisa uma construção da realidade onde interagem as construções, interpretações e significados atribuídos aos fenómenos por parte de outras pessoas (Merriam, 1998: apud Yazan, 2015:138). Privilegiou-se, então, neste estudo, uma abordagem direta dos agentes educativos, nos seus contextos escolares e profissionais quotidianos, a partir de uma multiplicidade de fontes que vão desde a análise de documentos, observação direta, entrevistas individuais e focais. Os resultados do estudo são reveladores do sucesso no desenvolvimento e implementação do projeto ao criar e implementar soluções alternativas que levam à qualidade das aprendizagens de todos os alunos, evidenciando a importância das estratégias utilizadas pelos diversos agentes educativos.
The present dissertation was conducted under the context of the Masters in Education and Society / Educação e Sociedade and unfurled during the academic year 2018/2019, at an Agrupamento de Escolas. It was intended so to study the procedures and practices the group carried out in order to implement the Pedagogical Innovation Pilot Projec / Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP). The present study was developed based on the following objectives to be met: to identify the structures that allow implementing the PPIP at the school; to identify the process developed for the implementation of curricular options and the instruments used; to know in which areas does the curricular autonomy develops; to understand the involvement of educational agents in the development of pedagogical and curricular innovation process; In order to do so the method of case study was elected, for the focus of our attention are the contemporary phenomena of the day-to-day context. This empirical research addresses the issues "how" and "why" in order to seize a holistic view of the phenomena, filled with meanings, helping itself to multiple sources of evidence with data that must converge for triangulation purposes has a form of validation. Thus, our study aims to understand the unfolding of the process in which a certain phenomena occurs, than simply its result, bringing to the research situation a construction of reality where an interaction occurs between framings, interpretations and meanings, attributed to phenomena by other people (Merriam, 1998: apud Yazan, 2015:138). Therefore, the following study favoured a direct approach of educational agents at their school contexts and daily professionals, from a multiplicity of sources ranging from document analysis, direct observation , observation, interviews individual and focal ones. The results of the study are revealing of the success in developing and implementing the project by creating and implementing alternate solutions that lead to the learnings quality of all the students, highlighting the importance of the strategies used by the various educational agents.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19857
Thesis identifier: 202434990
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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