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dc.contributor.advisorSeabra, Teresa-
dc.contributor.authorPereira, Helena Mendes Marinho Canilho-
dc.date.accessioned2020-02-11T16:09:52Z-
dc.date.available2020-02-11T16:09:52Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, Helena Mendes Marinho Canilho - Percursos de “contratendência” ascendentes nos trajetos escolares [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19855>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19855-
dc.description.abstractNo presente trabalho, quisemos investigar que fatores mais contribuem para o sucesso escolar de pessoas que realizaram trajetos escolares longos, e cujos pais fizeram um percurso escolar muito mais curto, ou seja, pessoas que realizaram trajetos de contratendência ascendente. Com este objetivo, entrevistámos 10 pessoas que detêm um curso superior e cujos pais completaram uma escolaridade inferior ao 9º ano atual. Recolhemos dos entrevistados informações sobre fatores relacionados com o trajeto escolar, o contexto familiar e as redes de sociabilidade dos entrevistados. Concluímos que alguns dos fatores mais importantes são as relações positivas com professores, funcionários e colegas. Concluímos também que foram muito importantes as práticas familiares que favorecem o sucesso escolar, principalmente as práticas de leitura e escrita, e também o incentivo à leitura por parte dos pais. Tiveram igualmente importância a participação em atividades extracurriculares e as redes de sociabilidade dos estudantes, que incluíram pessoas de famílias mais favorecidas socialmente, desempenhando o papel de apoio ou de fontes de informação relevantes.por
dc.description.abstractIn the present work, we wanted to investigate which factors most contribute to the school success of people, who have taken long school pathways and whose parents have made a much shorter school career, i.e., people who have taken upward counter-trend pathways. To this goal, 10 people were interviewed, who have a college degree and whose parents completed an educational level lower than the current 9th grade. From the interviewees, we collected information about factors related to the educational background, the family context and the social networks of the interviewees. We have concluded that some of the most important factors are positive relationships with teachers, school staff and peers. We have also concluded that family practices that favor school success were very important, especially reading and writing practices, and also the encouragement of reading made by parents. Equally important was participation in extracurricular activities and the student’s social networks, which included people from more socially advantaged families playing the role of support or relevant sources of information.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrajetos de contratendência ascendentepor
dc.subjectTrajeto escolarpor
dc.subjectPráticas familiarespor
dc.subjectRedes de sociabilidadepor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectUpward trajectory pathwayspor
dc.subjectSchool pathwayspor
dc.subjectFamily practicespor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectSchool successpor
dc.titlePercursos de “contratendência” ascendentes nos trajetos escolarespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202434974por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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