Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19834
Autoria: Listopad, Francisca Simões Synek
Orientação: Mendonça, Sandro Miguel Ferreira
Costa, Cátia Miriam
Data: 26-Jul-2019
Título próprio: Innovation in museums: an analysis to the Portuguese museums
Referência bibliográfica: LISTOPAD, Francisca Simões Synek - Innovation in museums: an analysis to the Portuguese museums [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19834>.
Palavras-chave: Economia da inovação
Economia da cultura
Gestão de museus
Innovation economics
Cultural economics
Museums
Portugal
Resumo: Since the first decade of the 21st century, European countries have stopped being primarily concerned with securing funding for museums. In addition, we are currently living in a “fast-paced world” where people are looking for virtual and immediate experiences. Such paradigm contributes to making it increasingly difficult to bring public to museums. How can museums survive in the present context? Any Western society recognizes the importance of culture, however, the policies implemented by the states, mainly by the Portuguese, do not translate this idea. This dissertation intends to analyze a group that contributes to the Portuguese culture, in this case, the museums. In addition to the latter, this research aims to focus on the themes of innovation (within the museological scope) and the economic sustainability of the above-mentioned institutions. In terms of analysis, the research in question is devoted to the study of innovative practices and conceptions that are present in four case studies. The museums elected are the Communications Museum, the Ílhavo Maritime Museum, the National Press Museum and the Portimão Museum. This project will conclude that a Museum innovates and its innovative policies contribute to its economic sustainability. This dissertation has the ambition of stimulating a reflection on these themes within the national community, which may arouse the interest of both non-governmental organizations and governmental agents.
Desde a primeira década do século XXI que os países europeus não se encontram preocupados em garantir o financiamento de museus. Adicionalmente, vivemos num “mundo acelerado” em que as pessoas procuram experiências virtuais e imediatas. Tal paradigma contribui para que seja cada vez mais difícil levar o público a museus. Como é que os museus conseguem sobreviver no contexto presente? Qualquer sociedade ocidental reconhece a importância da cultura, no entanto, as políticas implementadas pelos Estados, principalmente pelo português, não traduzem essa ideia. Esta dissertação pretende analisar um núcleo que contribui para a cultura em Portugal, neste caso, os museus. Para além dos últimos, o trabalho em questão pretende focar-se nas temáticas da inovação (em sede do âmbito museológico) e da sustentabilidade económica das instituições acima referidas. Em termos de análise, a investigação em causa é dedicada ao estudo das práticas e conceções inovadoras que se encontram presentes em quatro casos de estudo. Os quatro museus eleitos são o Museu das Comunicações, o Museu Marítimo de Ílhavo, o Museu Nacional da Imprensa e o Museu de Portimão. Conduzir este projeto e verificar que o Museu inova e que essa contribui para a sustentabilidade económica é também uma forma de impulsionar uma reflexão a propósito destes temas no seio da comunidade nacional, o que poderá despertar o interesse tanto de organizações não-governamentais como de agentes governamentais.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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