Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19780
Autoria: Costa, Cleelia Uudam
Orientação: Robalo, António da Silva
Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 27-Mai-2019
Título próprio: Innovation and performance in hotel industry: evidence from Portugal
Referência bibliográfica: COSTA, Cleelia Uudam - Innovation and performance in hotel industry: evidence from Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19780>.
Palavras-chave: Hotel innovation
Hotel industry
Innovation behavior
Innovativeness
Performance
Innovation determinants
Inovação
Hotelaria
Comportamento
Desempenho
Determinantes da inovação
Indústria hoteleira
Portugal
Resumo: Together with the growing importance of tourism in world's economy, also the competitiveness of the tourism sector increases. An innovative mindset becomes a necessity for any successful tourism business. This thesis investigates innovation activity in hotels based on empirical evidence from Portuguese hotel industry. The main objectives of this thesis are 1) to analyze the determinants, areas and types of innovation, 2) to measure the degree of innovativeness and impact of innovativeness on innovation behavior, 3) to measure the degree of innovation behavior and impact of innovation behavior on performance. Current research followed Grissemann, Plank and Brunner-Sperdin (2013) approach splitting the term ‘innovation’ into two different constructs, i.e., innovativeness (attitudinal level) and innovation behavior (behavioral level). Hotel innovation activity based on 11 hotel-specific innovation areas and innovation antecedents such as Hotel Size, Hotel Stars, Hotel Chain and Governance, and Personnel Training were investigated. The empirical data was collected through a questionnaire. The results, based on a sample of 326 Portuguese hotels, showed high level of Innovativeness of Portuguese hotels. Nearly all hotels had carried out some sort of innovation within the previous three years. Information and communication technology and marketing were the leading innovation areas. The moderate level of innovation behavior showed dominance of incremental innovations. Hotel size, hotel stars, hotel chain and personnel training proved to have a significant relation with Innovation Behavior. Hotel Innovativeness impacted positively hotel Innovation Behavior and hotel Innovation Behavior impacted positively hotel performance. Overall, this research gives a contribution to hotel innovation literature in general and in Portugal. The findings provide hotel managers with relevant insights into hotel innovation.
Com a crescente importância do turismo na economia mundial, aumenta também a competitividade no sector. Uma mentalidade inovadora torna-se necessária para qualquer negócio bem-sucedido. Esta tese investiga a inovação hoteleira baseada em evidências empíricas da indústria portuguesa. Os principais objetivos desta tese são 1) analisar fatores determinantes, áreas e tipos de inovação, 2) medir o grau de propensão para a inovação (Innovativeness) e o impacto no comportamento inovador, 3) medir o grau de comportamento inovador e o impacto no desempenho. Esta investigação seguiu a abordagem de Grissemann, Plank e Brunner-Sperdin (2013) dividindo "inovação" em dois conceitos: propensão para a inovação (nível atitudinal) e comportamento inovador (nível comportamental). A investigação da atividade de inovação baseou-se em 11 áreas específicas. Foram também investigados fatores de inovação, como Dimensão, Classificação por Estrelas, Cadeia Hoteleira e Direção, e Formação. Os dados empíricos foram recolhidos através de um questionário. Os resultados, baseados numa amostra de 326 hotéis portugueses, revelaram um elevado nível de propensão para a inovação nos hotéis portugueses. A maioria dos hotéis realizaram algum tipo de inovação nos três anos anteriores. As Tecnologias de Informação e Comunicação e o Marketing foram as principais áreas de inovação. Um nível moderado de comportamento inovador revelou um domínio de inovações incrementais. A dimensão, classificação por estrelas, cadeia hoteleira e formação provaram ter uma relação significativa no comportamento inovador. A propensão para a inovação teve um impacto positivo no comportamento inovador e este, um impacto positivo no desempenho hoteleiro. No geral, esta investigação contribui para estudos sobre inovação hoteleira num geral e em Portugal. Os resultados proporcionam à gestão hoteleira ideias relevantes sobre a inovação em hotéis.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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