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dc.contributor.advisorCosta, Anabela-
dc.contributor.advisorFilho, Elson-
dc.contributor.authorAlexandre, Ana Margarida Gomes-
dc.date.accessioned2010-07-27T13:51:41Z-
dc.date.available2010-07-27T13:51:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-06pt
dc.identifier.citationAlexandre, A. M. G. (2009). Customer lifetime value na banca [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1970pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1970-
dc.descriptionRelatório de projeto-
dc.description.abstractAo longo do tempo, as instituições financeiras, muito em particular os bancos, têm cada vez mais apostado na implementação, na gestão de processos e em métricas que possibilitem a gestão do relacionamento com os clientes, e o próprio conhecimento inteligente sobre o valor dos mesmos. Uma das possíveis métricas a utilizar é o Customer Lifetime Value (CLTV), que tem vindo a ganhar cada vez maior importância. Este projecto consistiu no desenvolvimento, e implementação, do modelo de CLTV probabilístico num banco, evidenciando algumas das limitações das métricas “tradicionais” utilizadas para o cálculo do valor do cliente. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projecto foi a metodologia “implementação plataformas inteligentes” (IPI), a qual é utilizada pelo SAS para o desenvolvimento de projectos de Data Mining. Para a obtenção do CLTV foi necessário efectuar o cálculo e análise da rentabilidade e potencialidade futura associada a cada cliente ao longo do período de tempo em análise. A partir do desenvolvimento do modelo de CLTV foi possível identificar quais os clientes com maior valor actual (rentabilidade) e maior valor futuro (potencialidade), com o intuito de futuramente criar estratégias específicas que permitam maximizar o ciclo de vida dos clientes no banco.pt
dc.description.abstractAo longo do tempo, as instituições financeiras, muito em particular os bancos, têm cada vez mais apostado na implementação, na gestão de processos e em métricas que possibilitem a gestão do relacionamento com os clientes, e o próprio conhecimento inteligente sobre o valor dos mesmos. Uma das possíveis métricas a utilizar é o Customer Lifetime Value (CLTV), que tem vindo a ganhar cada vez maior importância. Este projecto consistiu no desenvolvimento, e implementação, do modelo de CLTV probabilístico num banco, evidenciando algumas das limitações das métricas “tradicionais” utilizadas para o cálculo do valor do cliente. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projecto foi a metodologia “implementação plataformas inteligentes” (IPI), a qual é utilizada pelo SAS para o desenvolvimento de projectos de Data Mining. Para a obtenção do CLTV foi necessário efectuar o cálculo e análise da rentabilidade e potencialidade futura associada a cada cliente ao longo do período de tempo em análise. A partir do desenvolvimento do modelo de CLTV foi possível identificar quais os clientes com maior valor actual (rentabilidade) e maior valor futuro (potencialidade), com o intuito de futuramente criar estratégias específicas que permitam maximizar o ciclo de vida dos clientes no banco.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectValor de clientept
dc.subjectInstituições financeiraspt
dc.subjectMineração de dadospt
dc.subjectCRM Customer Relationship Management --pt
dc.subjectCustomer lifetime valuept
dc.subjectFinancial institutionspt
dc.subjectData mining --pt
dc.titleCustomer lifetime value na bancapt
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Prospeção e Análise de Dados-
dc.subject.jelC13-
dc.subject.jelC45-
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methods-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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