Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19674
Autoria: Freitas, Sílvia Cardoso de
Orientação: Dias, Paulo Jorge
Penela, Daniela
Data: 6-Dez-2019
Título próprio: The franchising effect on earnings management: Evidences from lodging and restaurant industry
Referência bibliográfica: Freitas, S. C. de (2019). The franchising effect on earnings management: evidences from lodging and restaurant industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19674
Palavras-chave: Earnings management
Franchising
American lodging firms
American restaurant firms
Empresas americanas de hospedagem
Empresas americanas de restaurantes
Resumo: Earnings management behavior has become predominant within several firms. With this regard, literature has attempt to place earnings management determinants in many industries. Although earnings management had been extensively studied, only recent literature regarding earnings management in franchise restaurants had expose franchising as a firm characteristic that induce significant differences in the behavior of earnings management. However, very few researches have been performed concerning the relationship of earnings management in franchising field. The main purpose of this research was to analyze the effect of degree of franchising (DOFi,t) on earnings management and compare the impact on restaurant and lodging industries. Main finding pointed that exist a positive relationship between the degree of franchising and earnings management (DACCit), estimated though Modified Jones model. Further, the effect of (DOFi,t) on earnings management is weaker for restaurant firms when compared to lodging firms.
Earnings management revelou-se uma prática recorrente em diversas empresas. Nesse sentido, a literatura tem direcionado os seus esforço para estabelecer determinantes que expliquem a prática de earnings management em variados setores. Embora a prática de earnings management tenha sido extensivamente estudado, apenas literatura recente sobre earnings management em restaurantes franchisados expôs o franchising como uma característica das empresas que induz a diferenças significativas no comportamento de earnings management. Contudo, a investigação realizada sobre esta temática, na sua relação especifica com o franchising, é bastante restrita. O objetivo primordial da presente dissertação consiste em analisar o efeito do grau de franchising (DOFi,t) no earnings management e comparar o seu impacto no sector dos restaurantes e do alojamento. A principal conclusão aponta para a existência de uma relação positiva entre o grau de franchising e o earnings management (DACCit), estimado através do modelo Modified Jones. Adicionalmente, foi verificado que o efeito do (DOFi,t) no earnings management é mais fraco para as empresas de restauração quando comparado às empresas de alojamento.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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