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http://hdl.handle.net/10071/19674
Autoria: | Freitas, Sílvia Cardoso de |
Orientação: | Dias, Paulo Jorge Penela, Daniela |
Data: | 6-Dez-2019 |
Título próprio: | The franchising effect on earnings management: Evidences from lodging and restaurant industry |
Referência bibliográfica: | Freitas, S. C. de (2019). The franchising effect on earnings management: evidences from lodging and restaurant industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19674 |
Palavras-chave: | Earnings management Franchising American lodging firms American restaurant firms Empresas americanas de hospedagem Empresas americanas de restaurantes |
Resumo: | Earnings management behavior has become predominant within several firms. With this
regard, literature has attempt to place earnings management determinants in many
industries. Although earnings management had been extensively studied, only recent
literature regarding earnings management in franchise restaurants had expose franchising
as a firm characteristic that induce significant differences in the behavior of earnings
management. However, very few researches have been performed concerning the
relationship of earnings management in franchising field. The main purpose of this
research was to analyze the effect of degree of franchising (DOFi,t) on earnings
management and compare the impact on restaurant and lodging industries. Main finding
pointed that exist a positive relationship between the degree of franchising and earnings
management (DACCit), estimated though Modified Jones model. Further, the effect of
(DOFi,t) on earnings management is weaker for restaurant firms when compared to
lodging firms. Earnings management revelou-se uma prática recorrente em diversas empresas. Nesse sentido, a literatura tem direcionado os seus esforço para estabelecer determinantes que expliquem a prática de earnings management em variados setores. Embora a prática de earnings management tenha sido extensivamente estudado, apenas literatura recente sobre earnings management em restaurantes franchisados expôs o franchising como uma característica das empresas que induz a diferenças significativas no comportamento de earnings management. Contudo, a investigação realizada sobre esta temática, na sua relação especifica com o franchising, é bastante restrita. O objetivo primordial da presente dissertação consiste em analisar o efeito do grau de franchising (DOFi,t) no earnings management e comparar o seu impacto no sector dos restaurantes e do alojamento. A principal conclusão aponta para a existência de uma relação positiva entre o grau de franchising e o earnings management (DACCit), estimado através do modelo Modified Jones. Adicionalmente, foi verificado que o efeito do (DOFi,t) no earnings management é mais fraco para as empresas de restauração quando comparado às empresas de alojamento. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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