Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1965
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLages, Carmen-
dc.contributor.advisorCardoso, Margarida-
dc.contributor.authorAzevedo, Carlos Alberto Figueiral-
dc.date.accessioned2010-07-27T11:36:40Z-
dc.date.available2010-07-27T11:36:40Z-
dc.date.issued2010-07-27-
dc.date.submitted2009pt
dc.identifier.citationAZEVEDO, Carlos Alberto Figueiral - The effects of market orientation and cooperation on performance [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1965>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1965-
dc.description.abstractCooperation in the marketing channel has conquered an increasingly prominent role in contemporary business strategy and tactics and has been considered a key driver of value for partnering companies. Currently is undesirable for organizations to operate alone, because they are under pressure to reduce costs, improve service quality and share risks. As such, companies are pressured to Cooperate more toward the same goals in order to remain competitive. The present study aims at investigating if Market oriented companies have a better Performance when they Cooperate with other companies in the context of marketing channel. The study considered Market orientation and Cooperation in order to assess their effects on Performance. The research setting is Portugal and the population consisted of executive board decision makers. The data comprises 221 responses through an e-mail survey. Our findings confirmed that Market orientation and Cooperation have a great impact on Performance. However some exceptions were found regarding Competitor orientation and Information sharing, whose impacts were no significant. Although companies analyzing their competitors’ activities and are willing to collaborate and accommodates the customers’ needs, they reveal reluctance in internally disseminating information about their competitors, and in sharing with their partners, technical, tactical and strategic information unless this is needed for success. Trust is valuable in alliances because, in different degrees, each company has to rely on their partner. It is possible that if companies practice more openly Information sharing they might obtain a better Performance. Consequently, these findings build an important bridge between Market orientation and Cooperation, suggesting that companies can to be more competitive and therefore improve their Performance.pt
dc.description.abstractA Cooperação no campo do Marketing tem vindo a ocupar um lugar de destaque reforçado pela actual envolvente em crescente mudança, assumindo um papel cada vez mais relevante nas estratégias comerciais. Actualmente é inviável às organizações operarem sozinhas, pressionadas para reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço e partilhar riscos, estando por isso empenhadas em cooperar na direcção dos mesmos objectivos de modo a serem competitivas. O presente estudo tem como objectivo, investigar se as empresas orientadas para o mercado revelam melhor Desempenho quando Cooperam com outras empresas. A investigação teve lugar em Portugal, com uma amostra de 221 respostas ao questionário. Destacamos na pesquisa exploratória a confirmação de que a Orientação para o mercado e a Cooperação tem um forte impacto no Desempenho da empresa, contudo identificamos na Orientação para o competidor e na Partilha de informação algumas excepções. Embora as empresas analisem e acompanhem as actividades dos concorrentes, e, desejam colaborar e adaptar-se às necessidades dos clientes, revelam alguma relutância na partilha interna da informação referente aos concorrentes, e na disponibilização da informação técnica, táctica ou estratégica junto dos clientes, salvo se for estritamente necessário para o sucesso. Apesar desta resistência em Partilhar informação, a Confiança apresenta-se especialmente valiosa para as alianças, porque, embora em diferentes níveis, cada empresa tem de confiar no seu parceiro. Possivelmente, se as empresas Partilharem mais informação, podem obter melhor Desempenho. Consequentemente, estes achados podem construir uma ponte importante entre a Orientação para o Mercado e a Cooperação permitindo às empresas melhor Desempenho.pt
dc.language.isoengpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMarket orientationpt
dc.subjectTrustpt
dc.subjectCooperation and Performancept
dc.subjectOrientação para o Mercadopt
dc.subjectConfiançapt
dc.subjectCooperação e Performancept
dc.titleThe effects of market orientation and cooperation on performancept
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese The Effects Of Market Orientation and Cooperation on Pe.PDF4,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.