Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1963
Autoria: Vidigal, Maria Teresa Marques
Orientação: Pereira, Hélia
Data: 27-Jul-2010
Título próprio: A imagem de Portugal como destino turístico em Espanha
Referência bibliográfica: VIDIGAL, Maria Teresa Marques - A imagem de Portugal como destino turístico em Espanha [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1963>.
Palavras-chave: Turismo
Imagem
Comunicação e Destino
Tourism
Image
Communication and Destination
Resumo: A globalização da oferta no sector turístico e a crescente exigência dos turistas obrigam os destinos a desenvolver estratégias e politicas de marketing que permitam ser competitivos. A imagem assume agora uma relevância que nunca teve, sendo através dela que os destinos se devem posicionar e diferenciar. O objectivo desta tese foi avaliar a imagem de Portugal como destino turístico em Espanha. Para tal utilizaram-se dois inquéritos. Um para espanhóis que já nos visitaram. O outro para os que nunca o fizeram. A amostra permite evidenciar distintas percepções para o antes e depois e definir a abordagem que nos pareceu adequada a cada um destes dois grupos. Conclui-se que de uma forma geral, a imagem de Portugal é positiva e melhora ainda após uma experiência real de uma visita ao país. Atributos como a beleza natural, a gastronomia, o fácil acesso desde Espanha e o clima agradável são sublinhados pelos inquiridos. Apesar de positiva, a imagem não é muito substantiva. Aos inquiridos apenas lhes ocorrem características genéricas. Existe uma lacuna relevante no que respeita à comunicação de Portugal como destino turístico em Espanha. Portugal deve oferecer uma experiência baseada em emoções e na qualidade, para se obter uma imagem positiva nos que são candidatos a visitar-nos e mais ainda nos que nos visitam. Atrair, satisfazer e fidelizar é de dia para dia um objectivo mais dificil e por isso mais aliciante.
The globalization of the offer in the tourism sector as well as the growing demand of tourists, compel destinations to develop marketing strategies and policies in order to be competitive. Image becomes more important than ever and it’s through this image that destinations should be positioned and differentiated. The objective of this thesis was to assess the image of Portugal in Spain as a tourist destination. In order to accomplish this objective, two surveys were carried out: one for Spaniards who had already visited us and the other for those who never had. The outcome of this survey allows us to identify distinct perceptions of the before and after, as well as to determine an approach that seemed appropriate for each one of these two groups. We can conclude that in general the image of Portugal is positive and improves after a visit to the country. Attributes such as the natural beauty, gastronomy, easy access from Spain and pleasant atmosphere are emphasized by the people that answered the survey. Despite positive, the image is not very clear. Only generic characteristics about the country occur to the people that answered the survey. There is a significant gap regarding the communication of Portugal as a tourist destination in Spain. Portugal should offer an experience, based on emotions and quality, in order to obtain a positive image to those that want to visit us and even more to those who already have. Attract, satisfy and promote loyalty is becoming more difficult every day, and therefore represents an even greater challenge to overcome..
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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