Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19639
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKalakou, Sofia-
dc.contributor.authorMateus, Alexandre Miguel Tomé-
dc.date.accessioned2020-01-23T11:08:42Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationMateus, A. M. T. (2019). The logistics contribution to the Port of Lisbon competitiveness [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19639pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19639-
dc.description.abstractToday, maritime freight transport is a keystone on foreign trade between countries as well as in the world economy. This is a main engine of economic activity and in this case, is what allows globalization to arrive in every corner of the planet. A major percentage of world trade is done by sea and the cargo is maneuvered in ports, all around the world which in turn increases the economic and strategic relevance of maritime transport. Portugal is a country with an extraordinary maritime potential, for the development of activities related to sea shipping. Currently, maritime transport is developing faster in other regions of the world, namely in the Pacific (Southeast Asia), which are currently considered to be more competitive than other parts of the world. This research builds a theoretical framework regarding Portuguese ports and focuses on the future of the port of Lisbon. The adopted methodology will consist on a study and analysis, focused on the investigation of the competitive environment, factors of port competitiveness, and an analysis of how on a future we can increase the competitiveness of this port infrastructure. The present work will show that the interests of land and sea stakeholders are different because they have different expectations evidenced by their customers. The relationship between them is not always easy because when one side is affected, the other side will see the impacts, by causing serious imbalances in port activity and in order to prevent that, articulation and integration in terms of supply-chain and logistics is one of the objectives of this dissertation.por
dc.description.abstractNa atualidade, o transporte marítimo de mercadorias é uma pedra basilar no comércio externo dos Estados, assim como na economia mundial, caracterizando-se como um dos principais motores da atividade económica e neste caso o que permite a globalização. Um valor significativo do comércio mundial de mercadorias é feito pelo mar e manobrado nos portos de todo o mundo o que por sua vez aumenta a relevância económica e estratégica do transporte marítimo. Portugal é um país rico em potencial económico marítimo, para o desenvolvimento de quaisquer atividades que tenham no mar a sua base. Atualmente, o transporte marítimo está a deslocar-se para outras regiões do mundo, nomeadamente a bacia do pacífico, sendo estas consideradas atualmente como as mais competitivas. A investigação incluirá um enquadramento teórico sobre a temática dos Portos, por forma a ampliar o conhecimento e um estudo aprofundado do ponto de vista da logística, sobre o Porto de Lisboa . A metodologia adotada consistirá no estudo e análise, focado na investigação do ambiente competitivo, fatores de competitividade portuária, e uma análise sobre de que forma futuramente podemos aumentar a competitividade do Porto. O presente trabalho irá demonstrar que os interesses dos Stakeholders do mar e da terra são distintos, porque têm expectativas diferentes face aos resultados evidenciadas pelos seus clientes finais. O relacionamento entre eles nem sempre é fácil porque, quando um lado é afetado, o outro lado sente os impactos, causando sérios desequilíbrios na atividade portuária. A articulação e a integração em termos de logística e cadeia de abastecimento é um dos objetivos da presente dissertação, prevenindo a situação descrita anteriormente.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLogisticspor
dc.subjectMaritimepor
dc.subjectCompetitivenesspor
dc.subjectPortspor
dc.subjectTransportspor
dc.titleThe logistics contribution to the Port of Lisbon competitivenesspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202365980por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2021-12-12-
dc.subject.jelL91-
dc.subject.jelL92-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alexandre_tome_mateus.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.