Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19612
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeto, Pedro Pereira-
dc.contributor.advisorMartinho, Ana Pinto-
dc.contributor.authorMonginho, Maria Teresa Fialho-
dc.date.accessioned2020-01-22T15:58:21Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationMonginho, M. T. F. (2019). Jornalismo de dados: O caso '2:59' do jornal Expresso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19612pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19612-
dc.description.abstractO conceito de jornalismo de dados tem sido identificado em notícias que contenham informação em formato numérico. Como forma de avaliar a justiça dessa identificação, a presente dissertação serve para perceber a presença e importância dos dados no jornalismo, como também algumas relações entre ambos; demonstrar que a ideia não é nova, mas sim uma prática que foi realizada desde as Atas Romanas e fortemente defendida por Walter Lippmann, no século XX. Utilizando como exemplo a prática do '2:59' realizada pelo jornal Expresso, no qual verificamos uma forte utilização de dados; no entanto por meio de entrevistas concluímos que nem todos os jornalistas tinham conhecimento sobre o conceito de jornalismo de dados.por
dc.description.abstractThe concept of data journalism has been identified in news that contain information in numerical format. As a way to evaluate the justice of this identification, the present dissertation serves to understand the presence and importance of data in journalism, as well as some relations between them; demonstrate that the idea is not new but a practice that has been made since the Roman Acts and strongly defended by Walter Lippmann, in the 20th century. Using as an example the practice of '2:59' made by Expresso, in which we verified a strong use of data; however through interviews we concluded that not all journalists knew the concept of data journalism.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMediapor
dc.subjectWalter Lippmannpor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectDadospor
dc.subjectJornalismo de dadospor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectDatapor
dc.subjectData journalismpor
dc.subjectSociologia da comunicação-
dc.subjectRecolha de dados-
dc.subjectPortugal-
dc.titleJornalismo de dados: O caso '2:59' do jornal Expressopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202363830por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2021-12-15-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_fialho_monginho.pdf797,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.