Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19568
Autoria: Caldeira, Pedro Jorge Da Câmara Leme Pessanha
Orientação: Alpalhão, Rui
Data: 27-Nov-2019
Título próprio: Will diesel’s demise burn up oil & gas share prices? : Insights from Repsol
Referência bibliográfica: Caldeira, P. J. Da C. L. P. (2019). Will diesel’s demise burn up oil & gas share prices? : Insights from Repsol [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19568
Palavras-chave: Equity valuation
Energy transition
Avaliação de empresas -- Business valuation
Transição energética
Indústria petrolífera
Combustível -- Fuel
Mercado petrolífero
Mercado de ações
Política energética
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Resumo: The winds of change are blowing in the oil and gas industry. Recent years events have put pressure in the fuel-power cars thanks to the growing awareness of their harmful effects on the environment, forcing governments throughout the world to act, implementing new policies aiming to counterbalance this problem. As these events are still quite recent, it cannot be accurately predicted what will happen to fossil fuels, specifically diesel, since fuels are of very high importance in the modern world, the most plausible trend is the detachment of diesel engines. Operating in all areas of the industry, an imposing company in this sector is Repsol, considered one of the largest oil companies in the world. Taking into consideration the high degree of volatility presented in this industry, this dissertation does not pretend to provide a buy or sell recommendation but assess the impact that the foreseeable outcomes might bring. Three different points of view will be presented with the intention of analysing the predictions that were made, about possible market movements in relation to diesel in the coming years. To estimate the value of Repsol’s shares the FCFF method was developed for each approach. This resulted in a share price value of 20.47€ in the neutral scenario, 11.52€ in the negative scenario and 23.84€ in the positive scenario.
Os ventos de mudança sopram na indústria do petróleo e do gás. Recentes eventos têm colocado pressão nos carros movidos a diesel devido à crescente consciencialização dos efeitos negativos que estes provocam no ambiente, forçando governos por todo o mundo a agir através da implementação de novas políticas com o objetivo de contrabalançar este problema. Sendo estes eventos ainda recentes, não se pode prever com exatidão o que irá acontecer aos combustíveis fósseis, mais especificamente ao diesel, visto que os combustíveis representam uma importância muito elevada no mundo moderno, a tendência mais plausível corresponde ao distanciamento dos motores movidos a diesel. Com operações em todas as áreas da indústria, uma empresa imponente neste setor é a Repsol, considerada uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. Tendo em consideração o elevado grau de volatilidade apresentado neste setor, esta dissertação não pretende fornecer uma recomendação de compra ou venda, mas avaliar o impacto que as antevisões que têm sido feitas podem trazer. Para isso, apresenta três pontos de vista com a intenção de analisar as previsões em relação aos possíveis movimentos do mercado no que respeita ao diesel no futuro próximo. Para estimar o valor das ações da Repsol o método FCFF foi desenvolvido para cada uma das abordagens. Isso resultou em um valor de preço da ação de 20,47€ no cenário neutro, 11,52€ no cenário negativo e 23,84€ no cenário positivo.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_pessanha_caldeira.pdf993,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.