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dc.contributor.advisorArriaga, Patrícia-
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro Margalhos-
dc.contributor.authorLoureiro, Vanda Catarina Franqueira Martins-
dc.date.accessioned2020-01-21T15:54:23Z-
dc.date.available2020-01-21T15:54:23Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationLoureiro, V. C. F. M. (2019). Advertências ao consumo de tabaco: Respostas emocionais e eficácia percebida [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19563pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19563-
dc.description.abstractAs advertências, contidas nas embalagens de tabaco, presumem-se ser uma forma muito eficaz de informar as consequências adversas do fumo, e de acautelamento para os riscos à saúde, associados à utilização daquele produto. O principal objetivo desta dissertação foi analisar a eficácia percebida das advertências contidas nos produtos de tabaco, e o impacto emocional percebido em função do sexo (masculino, feminino) e consumo de tabaco (fumadores, não fumadores). Para a concretização deste desiderato foi realizada uma pesquisa, num universo estatístico, limitado a uma amostra de 121 participantes, cuja idade variava entre os 14 e os 21 anos, dos quais apenas 95 desses jovens concluíram, com sucesso, o inquérito, reportando o que sentiam perante advertências pictográficas e respetiva eficácia percebida. Os resultados obtidos indicam que no geral as advertências estudadas são percebidas como tendo baixa eficácia para ajudar os fumadores a deixar de fumar e os não fumadores a não começarem a fumar. Em relação às emoções, foram as mulheres a relatar que sentiram mais tristeza, mais medo e mais repugnância perante as advertências do que os homens, no entanto, não houve diferenças entre sexos na eficácia percebida. Verificou-se ainda que as não fumadoras do sexo feminino sentiram maior ativação emocional perante as advertências do que os não fumadores do sexo masculino, embora não houvesse diferenças entre sexos na intensidade para os fumadores. Em relação aos hábitos de consumo verificouse que os não fumadores relataram sentir maior repugnância perante as advertências quando comparados com os fumadores. Por fim, verificou-se que medo e ativação emocional mostraram-se preditores de uma maior perceção de eficácia das advertências.por
dc.description.abstractWarnings on tobacco packaging are presumed to be a very effective way of informing the adverse consequences of smoking and to warn of the health risks associated with the use of that product. The main aim of this dissertation was to analyze the perceived emotional impact and efficacy of the warnings contained in tobacco products as a function of gender (female, male) and tobacco consumption (smokers, non-smokers), and the emotional impact. To achieve this goal, a survey was conducted in a statistical universe, limited to a sample of 121 participants, whose ages ranged from 14 to 21 years, of which only 95 of these young people successfully completed the survey by reporting their feelings towards the warnings about and its perceived effectiveness. Overall, the results showed that the warnings were perceived as having low efficacy in helping smokers to quit and non-smokers to not start smoking. Regarding the impact on emotions, women expressed more sadness, more fear, and more disgust than men, however, there were no gender differences in perceived effectiveness. We also found that female non-smokers felt greater strong than male non-smokers, although there were no gender differences among smokers. Regarding smoking habits, we found that nonsmokers felt more disgust than smokers. Finally, we found that fear and arousal predicted higher reports of perceived effectiveness of the tobacco warnings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectImpacto emocionalpor
dc.subjectEficácia percebidapor
dc.subjectAvisos advertênciapor
dc.subjectMedidas de controlo ao tabacopor
dc.subjectAdolescência -- Adolescencepor
dc.subjectComportamentos tabágicospor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectEmotional impactpor
dc.subjectPerceived effectivenesspor
dc.subjectTobacco control measurespor
dc.subjectSmoking behaviorspor
dc.subjectPsicologia das emoções-
dc.subjectTabaco-
dc.subjectImagem-
dc.subjectPrevenção das doenças-
dc.subjectMedição da eficácia-
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behavior-
dc.titleAdvertências ao consumo de tabaco: Respostas emocionais e eficácia percebidapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202358780por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
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