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http://hdl.handle.net/10071/19481
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Title: Empatia para com os animais & bem-estar na adolescência: diagnóstico e recomendações para a intervenção
Authors: Silva, Ana Luísa Sousa Almeida e
Orientador: Marques, Sibila
Keywords: Bem-estar
Interação humano-animal
Programa de intervenção
Psicologia positiva
Well-being
Human-animal interaction
Intervention program
Positive psychology
Saúde mental
Jovem
Mudança de comportamento
Trabalho de projeto
Issue Date: 4-Dec-2019
Citation: SILVA, Ana Luísa Sousa Almeida e - Empatia para com os animais & bem-estar na adolescência: diagnóstico e recomendações para a intervenção [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19481>.
Abstract: Dados sobre a realidade portuguesa indicam que os níveis de saúde mental dos jovens têm vindo a diminuir. Internacionalmente, há estudos que demonstram o claro benefício da interação com os animais para o bem-estar, inclusivamente em públicos jovens. Em contexto nacional, não temos conhecimento de projetos desenhados especificamente para promover o bem-estar dos jovens, com uma abordagem de psicologia positiva, e em simultâneo desenvolver uma empatia para com os animais. Esta área da interação humano-animal está em franco crescimento, mas ainda existem lacunas e várias possibilidades no trabalho que pode ser feito. Foi realizado um diagnóstico de necessidades, com uma amostra de 105 jovens, entre os 12 e os 19 anos, o bem-estar psicológico, o mindfulness, a empatia para com os animais, a gratidão e a interação com animais foram avaliados. Os resultados obtidos são consistentes com a literatura, confirmando a importância da gratidão no bem-estar psicológico e empatia para com os animais; assim como a relevância da interação direta com animais na empatia para com estes, e de forma marginal no bem-estar psicológico. Todavia, e em oposição à literatura, o mindfulness que não encontrou suporte estatístico, pelo que estes resultados devem ser analisados com cautela. Posteriormente, foi apresentada uma proposta de um projeto denominado “CÃOPARSA - Empatizar & Bem-Estar”, que visa promover o bem-estar psicológico e aumentar a empatia para com os animais, de um grupo de jovens; numa abordagem de psicologia positiva. No final, as principais conclusões, limitações e direções futuras nesta área são discutidas.
Data on the Portuguese reality suggests that the mental health levels of the Portuguese youth have been decreasing. At the international level, some studies demonstrate the clear benefit of animal interaction for well-being, including in young audiences. Nationally, we are not aware of projects specifically designed to promote young people's well-being, with a positive psychology approach, and at the same time develop empathy towards animals. This area of human-animal interaction is growing rapidly, but there are still gaps in the work that can be done, so it is pertinent to conduct a needs assessment study. A needs assessment study was carried out with a sample of 105 young people, aged 12-19 years, where levels of psychological well-being, mindfulness, empathy towards animals, gratitude and interaction with animals were evaluated. The results obtained are consistent with the literature confirming the importance of gratitude in psychological well-being and empathy towards animals; as well as the relevance of direct interaction with animals on empathy towards animals, and marginally on psychological well-being. However, contrary to the literature in this domain, the relationship with mindfulness did not find statistical support, so these results should be analysed with caution. Subsequently, a proposal was presented for a project called “CÃOPARSA - Empathize & Well-being”, which aims to promote psychological well-being and increase empathy towards animals in a group of young people; based on a positive psychology approach. The main conclusions, limitations and future directions of this work are discussed given its contributions to this field of research.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19481
Thesis identifier: 202348431
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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