Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19477
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Henrique Manuel Caetano-
dc.contributor.authorMartins, Joana Fernandes-
dc.date.accessioned2020-01-20T12:15:21Z-
dc.date.available2020-01-20T12:15:21Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Joana Fernandes - Comportamentos Digitais e o surgimento de perceções de Incivilidade, Ostracismo e Apoio Social [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19477>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19477-
dc.description.abstractA crescente utilização de meios de comunicação digital veio criar uma realidade social distinta nas organizações, que se reflete num conjunto de novos desafios e oportunidades associadas à forma como os colaboradores interagem no espaço de trabalho. Este estudo pretende compreender a forma como a comunicação digital, através do e-mail e redes sociais, fazem surgir perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Procurou-se também averiguar possíveis motivações de caráter organizacional que tenham levado aos comportamentos que criaram as perceções de comportamentos negativos (incivilidade e ostracismo). Por fim, este estudo aborda as consequências resultantes das perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Para o alcance destes objetivos, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a 16 participantes. A análise dos resultados foi concretizada através da análise de conteúdo do "corpus" resultante das entrevistas. Os resultados indicam que a comunicação através do e-mail e redes sociais no espaço de trabalho pode originar perceções de incivilidade, ostracismo e apoio social. Evidenciou-se que os comportamentos negativos possuíam motivações organizacionais. E, verificou-se também que estas perceções comportam consequências que afetam os colaboradores e as organizações. Este estudo termina com considerações acerca de estratégias que reduzam a possibilidade de ocorrência de uma utilização abusiva de meios digitais nas organizações, bem como com sugestões para investigação futura.por
dc.description.abstractThe increasing use of digital media has created a distinct social reality in organisations, which is reflected in a set of new challenges and opportunities associated with the way employees interact in the workspace. This study aims to understand how digital communication, through e-mail and social networks, give rise to perceptions of incivility, ostracism and social support. It was also investigated what possible organisational motivations led to the behaviours that created the perceptions of negative behaviours (incivility and ostracism). Finally, this study addresses the consequences resulting from perceptions of incivility, ostracism and social support. To achieve these objectives, a qualitative study was conducted, based on semi-structured interviews with 16 participants. The analysis of the results was attained through the content analysis of the corpus resulting from the interviews. The results indicate that communication through e-mail and social networks in the workspace can lead to perceptions of incivility, ostracism and social support. Negative behaviours were found to have organisational motivations. It was also found that these perceptions have consequences that affect employees and organisations. This study concludes with considerations about strategies that reduce the likelihood of misuse of digital media in organisations, as well as suggestions for future research.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação digital (e-mail e redes sociais)por
dc.subjectIncivilidadepor
dc.subjectOstracismopor
dc.subjectApoio socialpor
dc.subjectDigital communication (email and social networks)por
dc.subjectIncivilitypor
dc.subjectOstracismpor
dc.subjectSocial supportpor
dc.titleComportamentos Digitais e o surgimento de perceções de Incivilidade, Ostracismo e Apoio Socialpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202358755por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelO15-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_joana_fernandes_martins.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.