Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19470
acessibilidade
Title: Casa da Palavra: projeto de criação de uma instituição dedicada à palavra e ao seu cruzamento com outras disciplinas artísticas
Authors: Pinto, Alexandre de Sá Pessoa Cortez
Orientador: Cardoso, Gustavo Leitão
Foa, Caterina
Keywords: Palavra
Língua portuguesa
Património imaterial
Nova museologia
Turismo cultural
Word
Portuguese language
Immaterial heritage
New museology
Cultural tourism
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: PINTO, Alexandre de Sá Pessoa Cortez - Casa da Palavra: projeto de criação de uma instituição dedicada à palavra e ao seu cruzamento com outras disciplinas artísticas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19470>.
Abstract: O trabalho de projeto que aqui se apresenta pretende ser orientador para a criação de uma infraestrutura com características museológicas híbridas, com o objetivo de promover o cruzamento de diferentes disciplinas do saber e da criação artística tendo como eixo temático um património imaterial — a Palavra — no seu âmbito mais universal e, em particular, no contexto da Língua Portuguesa. A Casa da Palavra, constitui-se assim numa potente ferramenta para a preservação das idiossincrasias que nos caracterizam e consolidação de uma identidade cultural ímpar no mundo global em que vivemos. O trabalho encontra-se estruturado privilegiando num primeiro momento um conjunto de ideias e conceitos que definem o seu campo de ação do ponto de vista tecnológico, sociocultural, espacial e ocupacional bem como económico, abordando ainda a questão dos públicos. Num segundo momento, procurámos definir o seu modelo organizacional e as áreas estruturantes, tendo por base os pressupostos da nova museologia. Por fim, desenhámos uma estratégia de marketing e comunicação e abordámos possíveis fatores de sustentabilidade para o projeto. Lisboa, enquanto cidade assumidamente multicultural, tem vindo a ser alvo de um crescente fluxo do turismo que cada vez mais procura experiências intensas e marcantes e é nesse sentido que a Casa da Palavra, potenciada por recursos tecnológicos inovadores, pode vir a desempenhar um importante papel, não só nesse contexto, mas sobretudo para afirmar a importância de um património cultural intangível sob a égide “Lisboa, Capital da Palavra e da Língua Portuguesa”.
The present study sets forth guidelines for the creation of an infrastructure with hybrid museum characteristics, with the aim of promoting the intersection of different disciplines of knowledge and artistic creation, having as its thematic axis an intangible heritage — the Word — in its most universal scope and, in particular, in the context of the Portuguese language. Casa da Palavra, as an institution, is thus a powerful tool for the preservation of the idiosyncrasies that characterize us and the consolidation of a unique cultural identity in the global world in which we live. Our study begins by identifying a set of ideas and concepts that define its parameters from the technological, sociocultural, spatial and occupational as well as economic point of view, while also considering the target publics. Next, we attempt to define its organisational model and structural subdivisions, based on the assumptions of the new museology. Finally, we propose a marketing and communication strategy and address possible sustainability issues. Lisbon, as a manifestly multicultural city, has been the target of a growing influx of tourism in search of intense and memorable experiences, and it is in this context that Casa da Palavra, powered by innovative technological resources, can play an important role, most especially by affirming the importance of an intangible cultural heritage under the aegis “Lisbon, Capital of the Word and the Portuguese Language”.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19470
Thesis identifier: 202348059
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos de Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Alexandre_Cortez_Pinto.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.