Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19437
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMeireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de-
dc.contributor.advisorTrindade, Graça-
dc.contributor.authorVieira, Fábio Marcelo Nunes-
dc.date.accessioned2020-01-17T14:38:35Z-
dc.date.available2020-01-17T14:38:35Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationVieira, F. M. N. (2019). Comportamento do consumidor na comercialização de eletricidade em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19437pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19437-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estudar o comportamento do consumidor na mudança de comercializador de eletricidade em Portugal. Recorrendo a dados obtidos através de um questionário, procura-se validar as hipóteses de investigação levantadas na revisão de literatura. A estes dados, que constam de uma amostra de conveniência com dimensão de 125 respostas, foi aplicada uma análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal e, posteriormente, a utilização das componentes extraídas como input do modelo de regressão logística binária em que a intenção de mudança é a variável dependente. A conclusão obtida permitiu validar a hipótese de que os mooring effects, os custos de mudança, experiência neste mercado, procura pela diversidade, influência social e experiência noutros mercados, moderam a relação entre os push effects em todas as suas vertentes (confiança, compromisso, perceção dos preços, satisfação, valor de faturação e valor de outros serviços) e a intenção de mudança, extraindo nove efeitos de moderação, maioritariamente potenciadores (custos de mudança com compromisso e valor de faturação; experiência neste mercado com confiança e satisfação; influência social com perceção dos preços e, experiência noutros mercados com valor de outros serviços), que alteram a dimensão do impacto das variáveis na intenção de mudança de comercializador.por
dc.description.abstractThis work aims to study consumer behavior in switching electricity suppliers in Portugal. Using data obtained through a questionnaire, we sought to validate the research hypotheses raised in the literature review. A principal component analysis with orthogonal rotation was applied to the data, which consists of a convenience sample with 125 responses and, subsequently, the components extracted were used as input to the binary logistic regression model in which the dependent variable is switching intention. The conclusion obtained allowed us to validate the hypothesis that mooring effects, switching costs, experience in this market, search for diversity, social influence and experience in other markets moderate the relationship between push effects in all their aspects (confidence, commitment, price perception, satisfaction, invoicing value and value of other services) and the switching intention, extracting nine moderation effects, mostly potentiating (switching costs with commitment and invoicing value; experience in this market with confidence and satisfaction; social influence with perception of prices and experience in other markets with the value of other services), which changes the dimension of the impact of variables on the supplier switching intention.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectMercado de eletricidadepor
dc.subjectMudança de comercializadorpor
dc.subjectElectricity marketpor
dc.subjectSwitching supplierpor
dc.subjectEconomia de serviços-
dc.subjectEletricidade-
dc.subjectTrabalho de projeto-
dc.subjectPortugal-
dc.titleComportamento do consumidor na comercialização de eletricidade em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202341682por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
dc.subject.jelD11-
dc.subject.jelD12-
dc.subject.jelC51-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methods-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_fabio_nunes_vieira.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.