Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19421
Autoria: Pereira, David José Nunes
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 22-Nov-2019
Título próprio: NikeiD: Case study on footwear customization
Referência bibliográfica: Pereira, D. J. N. (2019). NikeiD: Case study on footwear customization [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19421
Palavras-chave: Athletic footwear
Mass customization
Strategy
Sportswear retail
Calcado atlético
Customização em massa
Estratégia empresarial
Retalho de moda desportiva
Gestão de empresas
Indústria do calçado
Equipamento desportivo
Relação produtor-consumidor
Rede de comunicação
Inovação tecnológica
Trabalho de projeto
Resumo: The relation between companies and consumers has never been so close, and consumers are claiming more responsibility and more transparency from organizations. Successful companies are leveraging these demands by incorporating consumers into their enhanced network. With this, the amount of interchangeable feedback between the two increases exponential, aiming to reduce the gap between the final product and the consumer’s demands. Plus, in the last years consumers have started to vocalize the need for unique products, that give the opportunity to express their own sense of style without the freighting idea of being copied. This new paradigm is called co-creation, in which consumers are part of the creation process, either by giving feedback to companies or actually designing the product/service that suits them the most. Therefore, customization platforms have become very popular solution among fashion companies, an option that tries to give the opportunity to consumers to design their own piece of fashion. Back in 2000, Nike unveiled its customization platform – NikeiD – as part of its innovation commitment. Nowadays, this digital platform has transformed into the leading brand, yet showing some fragilities, in areas like service and experience. The case study offers the authors point of view over Mass Customization, NikeiD offering and market competitive analysis. Furthermore, the case study aims to give the best tools to readers, so they are able to investigate further possibilities and outcomes for the future.
A relação entre empresas e consumidores nunca foi tão estreita, já que estes exigem cada vez mais responsabilidade e transparência por parta das organizações. Empresas bem-sucedidas estão a tirar partido destas mesmas exigências, incorporando os consumidores nas suas redes de comunicação. Com isto, a quantidade de informação intercambiável entre as duas partes tem crescido exponencialmente e consequentemente o aumento da capacidade das empresas em servir eficazmente a procura. Para além disto, nos últimos anos tem havido uma crescente procura por ofertas únicas, uma vez que permitem que cada consumidor seja capaz de revelar a sua própria personalidade, sem o receio de ser copiado. Algumas empresas cientes desta necessidade, criaram canais de comunicação, para que os consumidores transmitam comentários às empresas, ou até participarem no processo de criação. Como tal, plataformas de customização têm-se tornado populares entre as empresas de moda, uma opção que visa criar oportunidades ao consumidor de desenhar a sua própria peça. No ano de 2000, a Nike lançou a sua plataforma de customização – NikeiD – como parte do compromisso de ser uma empresa inovadora. Nos dias que correm, esta plataforma digital é a marca líder, ainda que mostre algumas debilidades, nomeadamente em áreas como serviço e a experiência. O caso de estudo oferece o ponto de vista acerca dos desafios do mercado de customização através da plataforma NikeiD, assim com uma visão sobe as tendências do mercado. Para além disto, visa oferecer as melhores ferramentas para que os leitores sejam capazes de investigar possíveis cenários futuros deste mercado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_david_nunes_pereira.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.