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dc.contributor.advisorDuarte, Henrique-
dc.contributor.authorFernandes, Pedro de Almeida Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-17T11:37:34Z-
dc.date.available2020-01-17T11:37:34Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationFernandes, P. de A. S. (2019). Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19420pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19420-
dc.description.abstractA remuneração é uma das formas mais antigas de persuadir um indivíduo a realizar um determinado trabalho, e a premiá-lo por tal, devido a inúmeros motivos. Este instrumento de compensação pode ter vários intuitos, entre os quais o de atração de talento qualificado, e a própria retenção deste mesmo talento. Contudo, diferentes indivíduos têm diferentes personalidades, o que pode fazer com que existam diferenças no tipo de pacote salarial preferido auferido por estes. Analisando uma amostra de 214 indivíduos, maioritariamente trabalhadores recentemente inseridos no mercado de trabalho, foi concluído que caraterísticas como a idade, sexo, aversão ao risco e a perceção de equidade e igualdade de cada indivíduo tem efeito na preferência, ou por remuneração fixa, ou por remuneração variável. Todavia, a literatura atual refere que as remunerações, enquanto forma de motivação extrínseca, por si só, podem não ser a melhor ferramenta para atrair e reter trabalhadores. Utilizando a mesma amostra e método do primeiro estudo, foi concluído que, embora apenas a motivação intrínseca influencia positivamente o employee engagement de um colaborador, a motivação extrínseca e intrínseca, bem como a perceção, por parte do trabalhador, do quão justa a distribuição dos rendimentos é realizada pela empresa têm impacto sobre a intenção de saída. Os resultados dos dois estudos pretendem contribuir para uma melhor compreensão de como as empresas poderão, futuramente, melhor atrair e reter o escasso talento que se encontra no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractRemuneration is one of the oldest methods used to persuade someone to do a certain job, as well as to reward him for it, due to numerous reasons. This compensation mechanism can have several purposes, such as attracting qualified talents, as well as the retention of that talent. However, different individuals have different personalities, which may lead to individual differences in which type of preferred remuneration package they receive. By analysing a sample of 214 individuals, mostly workers that have recently entered the labour market, it was concluded that characteristics such as age, sex, risk aversion and the individuals’ perception of equity and equality have an effect in the overall preference, either by a fixed salary, or by a variable income. Nevertheless, the current literature argues that remuneration, as a form of extrinsic motivation, alone, might not be the best tool for attracting and retaining workers. Using the same sample and method as in the first study, it was concluded that, while only intrinsic motivation influences employee engagement, extrinsic and intrinsic motivation, as well as the employee’s perception of how fair the distribution of the overall income by the company is, all influence the employee’s turnover intention. The results of the two studies aim to contribute to a better understanding of how companies may, in the future, better attract and retain the scarce talent in the labour market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRemuneração do trabalhopor
dc.subjectCaraterísticas individuaispor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectMotivação no trabalhopor
dc.subjectRemunerationpor
dc.subjectIndividual characteristicspor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectGestão de recursos humanos-
dc.subjectJovem trabalhador-
dc.titleRemunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202338991por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelM52-
dc.subject.jelM54-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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