Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19367
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoleiro, Carla-
dc.contributor.authorAlmeida, Aline Neves de-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:47:52Z-
dc.date.available2020-01-15T16:47:52Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationAlmeida, A. N. de. (2019). O bullying em contexto de acolhimento residencial [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19367pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19367-
dc.description.abstractO "bullying" é uma problemática investigada em diversos contextos como o organizacional, o prisional e principalmente o escolar. Contudo, o contexto de acolhimento residencial não tem sido alvo de investigações sistemáticas, sendo que o acolhimento fornece maior margem para sua ocorrência contínua, num contexto em que as crianças e jovens são suposto estar sob uma medida que os/as protege. O presente estudo pretendeu investigar a presença e frequência de tipos de "bullying" em contexto de acolhimento residencial em Portugal, na perspetiva dos profissionais que trabalham nestas unidades. Ambicionou ainda compreender a relação entre o "bullying" e o ambiente destas unidades, bem como as crenças/atitudes dos profissionais que legitimam ou não esses comportamentos. Participaram 51 profissionais que preencheram medidas de auto-relato sobre as suas perceções de "bullying" e suas tipologias, o clima ou ambiente no contexto da unidade residencial onde trabalhavam, e as suas crenças e atitudes face ao "bullying". Os resultados indicaram que o "bullying" existe, principalmente do tipo psicológico. Mostraram ainda a relação significativa de vários tipos de "bullying" com um clima de maior poder e dominância. Os profissionais revelaram atitudes negativas e não legitimadoras do "bullying".por
dc.description.abstractBullying has been researched in many contexts, especially in the schools. Residential care has not systematically been investigated, while it is acknowledged that its contexts may allow for a continuous experience of such behaviors, in a system that should provide protection to children and youth. The present study aimed to investigate the presence and frequency of diferent types of bullying in residential care in Portugal. It also aimed to explore its relation to residential climate and to professional attitudes and beliefs about bullying. 51 professionals participated in the study by filling in a self-report measure. Results showed that bullying exists, mostly psychological. There was a significant association between bullying and greater levels of power and dominance as far as the climate is concerned. Professionals mostly had a negative view of bullying and did not legitimize it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcolhimento residencialpor
dc.subjectBullying -- Bullyingpor
dc.subjectAtitude -- Attitudepor
dc.subjectAmbiente organizacional -- Organizational environmentpor
dc.subjectResidential carepor
dc.subjectPsicologia social-
dc.subjectAcolhimento de crianças -- Child care-
dc.subjectProfissionalismo-
dc.subjectPortugal-
dc.titleO bullying em contexto de acolhimento residencialpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202339378por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa2956-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa12900 Social processes and social issues-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_aline_neves_almeida.pdf993,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.