Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19323
Autoria: Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
Orientação: Arriaga, Patrícia
Nogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico
Data: 6-Dez-2019
Título próprio: O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
Referência bibliográfica: Nóbrega, A. T. C. (2019). O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19323
Palavras-chave: Elogio
Auto-estima -- Self esteem
Motivação
Auto-eficácia -- Self-efficacy
Orgulho autêntico e arrogante
Criatividade -- Creativity
Praise
Intrinsic motivation
Authentic and hubristic pride
Psicologia das emoções
Resumo: O elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados.
Praise can influence individual beliefs about their abilities. Culturally, praise is considered positive and socially desired, aiming to increase self-esteem and motivation. However, several studies indicated negative effects on motivation, emotions, self-esteem and performance, due to person praise being associated with a fixed and stable mindset (e.g., you are intelligent). In contrast, the literature shows positive effects of compliment, when applied to the effort, since it is associated with a more malleable and more likely to develop mindset (e.g. you engaged in this task). This study aims to understand the effect of praise (on person vs. effort) on creativity, considering as mediators: self-esteem, pride, intrinsic motivation and also the moderating effect of self-efficacy. Time taken to complete the task was considered as an indirect indicator of motivation. The experimental study was conducted in a school and the participants (N = 88, 10-14 years) were randomly selected for three experimental situations using an android application specifically created for this study that issued one of the following feedbacks: person praise, effort praise or no praise. To measure creativity, a multidimensional creativity test was used to measure innovation and adaptation, associated to unconventional and conventional thinking, respectively. Contrary to expectations, the results did not support the main hypotheses. However, when considering self-efficacy, it was found that the compliment had an impact on innovation in individuals with higher perception of self-efficacy. Further research will be needed to deepen the relevance of these results.
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andreia_camara_nobrega.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.