Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19163
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoriconi, Marcelo-
dc.contributor.authorMilosevic, Katarina-
dc.date.accessioned2019-12-13T10:32:59Z-
dc.date.available2019-12-13T10:32:59Z-
dc.date.issued2018-10-11-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.citationMILOSEVIC, Katarina - Narcoculture in colombian media: the case of Jhon Jairo Velasquez Vasquez - El Popeye [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19163>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19163-
dc.description.abstractJhon Jairo Velasquez Vasquez alias el Popeye, an ex-sicario and the last remaining member of the Medellin cartel, has been chosen as the object of study and he launched his own narconovela Alias JJ – Sobreviviendo a Pablo Escobar (2017), which became popular in Colombia and across the world and is analyzed in this research to determine how narcoculture ideals are spread by Popeye to wider audiences. The purpose of this research is to determine how Jhon Jairo, as a narco-figure, fits into the concept of narcoculture in Colombian media and whether he, as a figure, is the cause or the result of narcoculture, or both. Through the research and data gathered from academic works, polls, documentaries, narconovelas and interviews, El Popeye’s popularity is analyzed in order to determine why icons of narcoculture like himself are being followed and admired by large audiences in Colombia. It was concluded that although Jhon Jairo is a medium of narcoculture and uses media attention to spread his ideals, he is not the only to blame as without support, interest and fascination from the audiences, his narcoculture ideals would not gain any media attention. This study offers a rather unique approach as large amounts of research on narcoculture are based on deceased drug lords or those serving life sentences in prison, while Jhon Jairo, the last high-ranked member of the Medellin Cartel has recently been released after serving his sentence and still lives to tell his tales and spread his ideals, unlike Pablo Escobar who was killed at the end of his criminal career. In addition to that, this research also establishes that narcoculture ideals and its icons usually thrive in environments which are predominantly linked to poverty, social inequality, and lack of social mobility, in other words, societies where wealth is seen as a symbol of social status and a means to power and dominance.por
dc.description.abstractJhon Jairo Velasquez Vasquez, conhecido como Popeye, um ex-sicário e o último membro remanescente do cartel de Medellín, foi escolhido como objeto de estudo e lançou a sua própria narconovela Alias JJ - Sobrevivendo um Pablo Escobar (2017), que se tornou popular na Colômbia e em todo o mundo e é analisado nesta pesquisa para determinar como os ideais da narcocultura são difundidos pelo Popeye para um público mais amplo. O objetivo desta pesquisa é determinar como Jhon Jairo, como um narcotraficante, se encaixa no conceito de narcocultura na mídia colombiana e se ele, como figura, é a causa ou o resultado da narcocultura, ou ambos. Por meio de pesquisas e dados coletados de trabalhos acadêmicos, pesquisas, documentários, narconovelas e entrevistas, a popularidade de El Popeye é analisada para determinar por que os ícones de narcocultura como ele estão a ser seguidos e admirados por grandes audiências na Colômbia. Concluiu-se que embora Jhon Jairo seja um médium da narcocultura e use a atenção da mídia para difundir os seus ideais, ele não é o único culpado porque sem apoio, interesse e fascínio do público, os seus ideais de narcocultura não conseguiam obter atenção da mídia. Este estudo oferece uma abordagem bastante única, uma vez que as grandes pesquisas sobre narcocultura são baseadas em traficantes falecidos ou condenados à prisão perpétua, enquanto Jhon Jairo, o último membro importante do Cartel de Medellín, foi libertado recentemente após cumprir a pena. e ainda vive para contar os seus contos e espalhar os seus ideais, ao contrário de Pablo Escobar, que foi morto no final de sua carreira criminosa. Além disso, esta pesquisa também estabelece que os ideais de narcocultura e seus ícones geralmente prosperam em ambientes predominantemente ligados à pobreza, desigualdade social e falta de mobilidade social, ou seja, sociedades onde a riqueza é vista como um símbolo de estatuto social. e um meio para exercer poder e dominar.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNarcoculturepor
dc.subjectColombiapor
dc.subjectDrug cartelspor
dc.subjectColombian mediapor
dc.subjectJhon Jairo Velasquez Vasquezpor
dc.subjectNarconovelapor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectNarcoculturapor
dc.subjectColômbiapor
dc.subjectCartéis de drogaspor
dc.subjectMedia colombianopor
dc.subjectSociologia da culturapor
dc.subjectMeios de comunicação de massaspor
dc.subjectNarcotráficopor
dc.subjectMobilidade socialpor
dc.subjectCultura de massaspor
dc.subjectAudiênciapor
dc.subjectImpacto socialpor
dc.titleNarcoculture in colombian media: the case of Jhon Jairo Velasquez Vasquez - El Popeyepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202163610por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Internacionaispor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Katarina_Milosevic.pdf624,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.